Fechar
GP1

Política

Joaquim Barbosa vota e Supremo não resolve impasse sobre bancadas na Câmara

Ao dar o voto decisivo nesta terça, Joaquim Barbosa criticou decisões do Supremo que mantêm válidas regras julgadas inconstitucionais.

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a discussão sobre o tamanho das bancadas de deputados federais de 13 estados sem dar solução para o impasse. A sessão desta terça-feira (1º) é a última antes do recesso de julho do Judiciário. Até o momento não há informação sobre qual critério será adotado para a eleição deste ano.

Em 18 de junho, o Supremo derrubou resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reduziu o número de deputados em oito estados e aumentou em cinco. Mas adiou a decisão sobre se a regra valeria para as eleições de outubro deste ano.
Imagem: André Coelho/O GloboMinistro Joaquim Barbosa(Imagem:André Coelho/O Globo)Ministro Joaquim Barbosa
Embora o Supremo tivesse derrubado a regra, em 25 de junho, sete dos 11 ministros entenderam que, mesmo assim, a norma deveria ser aplicada na eleição deste ano, a fim de se evitar um "vácuo" legal. Outros três ministros defenderam que deveria valer na eleição deste ano a distribuição das cadeiras de 2010.

Diante do impasse, o tribunal decidiu esperar a manifestação de Joaquim Barbosa, único ministro que não havia votado. Isso porque, para a criação de regras transitórias, o Supremo necessita de pelo menos oito votos. Mas Barbosa não acompanhou a maioria, e a votação terminou 7 a 4, sem definição de qual critério vigorará na eleição deste ano.

Ao julgar a resolução do TSE, o Supremo considerou que não era papel da Justiça Eleitoral calcular o tamanho das bancadas, mas sim do Congresso.

Ao dar o voto decisivo nesta terça, Joaquim Barbosa criticou decisões do Supremo que mantêm válidas regras julgadas inconstitucionais.

"Tem-se banalizado no nosso sistema, a seguinte prática, das mais bizarras: o tribunal declara inconstitucional, mas ao mesmo tempo modula efeitos da decisão e mantém o status quo. Tenho notado quando pode ser nefasta essa prática, que tem potencial de perenizar nossas mais críticas mazelas", disse Barbosa.

Para Barbosa, o TSE infringiu a Constituição ao definir o tamanho das bancadas e cabe ao Supremo manter a lei e não permitir a validade de uma regra considerada ilegal.

"Faz de conta de dizer que o Tribunal Superior Eleitoral infringiu a Constituição, mas, por razões de ordem pragmática, a inconstitucionalidade causada por ele, TSE, valerá para as próximas eleições. Entendam que é papel desta Corte fazer o que estiver a seu alcance para mostrar a necessidade de cumprir as leis, e não o contrário. [..] É chegada a hora de colocar fim a esses malabarismos interpretativos que têm se tornado moda entre nós", afirmou o presidente do Supremo.

Depois do voto de Barbosa, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, respondeu a Joaquim Barbosa, dizendo que era preciso estabelecer uma regra para a eleição deste ano e lembrou que a resolução de 2010, que definiu a distribuição das bancadas na última eleição, não está mais em vigor. "Eu, como presidente do TSE, peço para que esta Corte seja consequente."

Toffoli chegou a sugerir que o Supremo autorizasse o TSE a criar uma regra para a eleição, mas os demais ministros lembraram que a STF já tinha deliberado que não é papel do tribunal eleitoral calcular o tamanho das bancadas, mas sim ao Congresso.

Gilmar Mendes tentou argumentar que era preciso definir um critério. Mendes frisou que o Congresso autorizou em 1993 o TSE a fazer o cálculo das bancadas e, agora, é contra o critério estabelecido pelo tribunal eleitoral. "É um mundo de doidivanas."

Com informações do globo.com

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.