Fechar
GP1

Política

Wellington Dias utiliza novamente servidores e dinheiro do senado em atividade de campanha

De acordo com o regimento do Senado Federal, a cota mensal é disponibilizada para o parlamentar custear atividades relacionadas ao mandato.

O GP1 publicou recentemente que o candidato a governador Wellington Dias (PT) vem utilizando funcionários do gabinete no Senado Federal na campanha eleitoral. Na pré-campanha, no mês de junho, o candidato viajou ao extremo sul do estado em companhia de diversos servidores do gabinete. Dados disponibilizados no sitio do Senado Federal mostram pagamento de hospedagem e combustível a servidores com a verba indenizatória no mês de junho.
Imagem: Mais PiracurucaWellington Dias em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Wellington Dias em Piracuruca
O candidato petista, no mês de julho, voltou a utilizar a cota para exercício da atividade parlamentar e funcionários do gabinete em evento politico. Os servidores comissionados Jonas Trindade Pereira, Alvaro Luis Carneiro, viajaram, em companhia do senador, a Parnaíba e em seguida ao município de Piracuruca onde, no dia 03 de julho de 2014, o prefeito Raimundo Alves (PSDB) recepcionou em sua residência, amigos, simpatizantes e correligionários para anunciar o apoio a candidatura do petista ao governo do estado. O ex-prefeito de Esperantina, Chico Antonio, que também é assessor de Wellington, esteve em Piracuruca, também no dia 3 de julho de 2014.

De acordo com o regimento do Senado, a cota mensal é disponibilizada para o parlamentar custear atividades relacionadas ao mandato. Os parlamentares também podem manter escritório em seus estados, entretanto, o uso de servidores como cabos eleitorais é vedado pela Lei Eleitoral.

A Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí, através da Comissão de Propaganda e outros Ilícitos Eleitorais, abriu investigação para apurar a denúncia de suposto abuso econômico e político por parte do senador e candidato ao governo Wellington Dias após matéria intitulada “Wellington Dias utiliza servidores e verba do Senado na campanha eleitoral”, publicada no GP1 no dia 30 de julho de 2014.

“Em tese, esses fatos podem vir a configurar isso, mas para verificar a procedência ou não, o procurador a quem for distribuído esse procedimento vai fazer diversas diligências que ele entender necessárias para esclarecer esses fatos”, explicou o procurador.

Em sendo comprovado os fatos apurados, o Procurador Eleitoral, Kelston Lages, deve abrir uma ação judicial contra o candidato Wellington Dias. “Uma vez investigados esses fatos, isso pode ensejar uma ação de investigação judicial por abuso de poder político ou econômico, que é da minha competência”, finalizou o procurador Kelston Lages.

Imagem: ReproduçãoWellington(Imagem:Reprodução)Jonas é auxiliar parlamentar pleno
Imagem: ReproduçãoWellington(Imagem:Reprodução)Ex-prefeito Chico Antonio é auxiliar parlamentar júnior
Imagem: ReproduçãoÁlvaro Carneiro(Imagem:Reprodução)Álvaro Carneiro é assistente parlamentar júnior

Clique aqui
e confira a reportagem do portal Mais Piracuruca sobre reunião do prefeito Raimundo Alves que contou com a participação de Wellington e de seus assessores parlamentares


Outro lado

Em entrevista ao GP1, o assessor Jonas Trindade negou presença nas atividades de Wellington Dias, em Parnaíba e Piracuruca. “Eu não estive nas cidades [Parnaíba e Piracuruca] nesta data. Além disso, o senador conhece a lei e possui assessores que sabem o que é correto ou não. Portanto, tenho certeza que ele esteve em atividade parlamentar e não política. Sempre estamos pautados dentro da lei”, afirmou Jonas Trindade.

O Assessor Álvaro Carneiro entrou em contato com o GP1 e explicou que Wellington Dias cumpria agenda administrativa. “A agenda do senador era estritamente administrativa. O período era pré-eleitoral, portanto, não permitia fazer campanha. Inclusive temos a cronograma que o senador cumpriu nessa data de 03 de julho”, garantiu Álvaro afirmando que enviaria o cronograma, mas até o fechando da matéria nada havia sido enviado.

O ex-prefeito de Esperantina, Chico Antonio, confirmou que esteve em Piracuruca, mas negou presença em Parnaíba. “Estive em Piracuruca, mas foi uma atividade de gabinete na parte da tarde, mas não estive em Parnaíba”, explicou Chico Antônio.

Wellington Dias

Imagem: Mais PiracurucaWellington Dias em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Wellington Dias em Piracuruca
O GP1 tentou entrar em contato com o senador Wellington Dias, mas o telefone do mesmo encontrava-se desligado. Foi tentado também contato com assessoria jurídica do senador Wellington desde a última terça-feira (05), mas o telefone estava desligado. Já na manhã desta quarta-feira, retornamos, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento dessa matéria.

Confira abaixo mais fotos do evento

Imagem: Mais PiracurucaWellington Dias em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Wellington Dias em Piracuruca

Álvaro Carneiro é o que está com a câmera fotográfica(Imagem:Divulgação)Álvaro Carneiro é o que está com a câmera fotográfica
Imagem: Mais PiracurucaWellington Dias em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Wellington Dias em Piracuruca
Imagem: Mais PiracurucaReunião em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Reunião em Piracuruca
Imagem: Mais PiracurucaWellington Dias em Piracuruca(Imagem:Mais Piracuruca)Wellington Dias em Piracuruca

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.