Fechar
GP1

Política

Wellington Dias lança Pacto pela Aceleração do Crescimento

O Pacto pela Aceleração do Crescimento é composto por eixos que envolvem obras em todas as áreas e que serão realizadas em parceria com o governo federal e prefeituras.

Um programa de desenvolvimento do Estado para um período de dez anos foi lançado na noite de segunda-feira, dia 15, pelos candidatos majoritários da coligação "A Vitória com a Força do Povo", no clube da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal. O Pacto pela Aceleração do Crescimento, o Acelera Piauí é composto por eixos que envolvem obras em todas as áreas e que serão realizadas em parceria com o governo federal e prefeituras.

O candidato a governador Wellington Dias explicou que o programa de desenvolvimento não é um programa de governo e foi programado para que no decênio 2015-2025 haja indicadores sociais e econômicos que coloquem o Estado e os municípios em elevado grau de desenvolvimento humano. “Esse evento é um dos mais importantes da campanha e é possível apresentar aqui o que não é possível apresentar nas visitas que fazemos pelo interior e o objetivo é vencer o atraso em curto espaço de tempo”.
Imagem: DivulgaçãoLançamento do Pacto pela Aceleração do Crescimento(Imagem:Divulgação)Lançamento do Pacto pela Aceleração do Crescimento
Wellington Dias informou que o Acelera Piauí tem o objetivo de alavancar a economia, aumentando em 100% o Produto Interno Bruto que hoje é de R$ 33 bilhões, aumentar a expectativa de vida do piauiense para 75 anos, elevar a média de escolaridade de sete anos para 12 anos e fazer com que o Índice de Desenvolvimento Humano alcance 0,8%, o percentual mais alto.

E para atingir essas metas, Wellington Dias contou que o programa será desenvolvimento em quatro eixos. O primeiro inclui obras e ações para desenvolver e melhorar as cidades. O segundo é promover o desenvolvimento social, passando pelas áreas de educação, saúde, habitação, saneamento, energia, acesso à internet. O terceiro passa pelo crescimento dos povos, aumentando a escolaridade da população e incentivando o empreendedorismo. E o acelerar obras em andamento nos municípios em parceria com as prefeituras.
Imagem: DivulgaçãoWellington Dias(Imagem:Divulgação)Wellington Dias
Os recursos para as obras do programa sairão do Orçamento Geral da União, Estado, municípios, convênios, financiamentos de organismos de cooperação internacional e parcerias público-privadas. Wellington Dias contou que Estados e municípios devem trabalhar em conjunto na elaboração de projetos para captação de recursos e otimização de resultados de investimentos, sobretudo os voltados para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida das cidades. “É hora de dá um salto para o futuro”.

No lançamento do programa estavam presentes prefeitos de todos os 11 territórios de desenvolvimento, parlamentares, entre eles o senador Ciro Nogueira, candidatos a cargos proporcionais, representantes de associações comunitárias. O candidato a senador Elmano Férrer destacou que vai trabalhar pelas cidades e pelo Piauí. A candidata a vice-governadora Margarete Coelho também destacou a importância de ter um programa de desenvolvimento para o Estado e que será realizado em pouco espaço de tempo.
Imagem: DivulgaçãoPrefeito de Amarante(Imagem:Divulgação)Prefeito de Amarante
“O programa é excelente, já devia ter sido lançado,” declarou o prefeito de Cocal, Rubens Vieira. E contou que o que mais o chamou atenção no Acelera Piauí é o conjunto de obras que beneficia todas as regiões do Estado. “ É fantástico o programa, era isso que precisava para dá um choque na campanha ”, disse o prefeito de Amarante, Luís Neto. E acrescentou que o Acelera Piauí vai chamar os líderes pra luta, pois o trabalho está consolidado e dará mais uma injeção de ânimo na disputa para o governo do Estado.

Um dos pontos do Acelera Piauí que chamou a atenção das lideranças comunitárias foi as ações que beneficiam as famílias de baixa renda, como moradia, projetos de irrigação e incentivo ao empreendedorismo. A coordenadora da Comunidade Nossa Senhora dos Anjos, no bairro Santa Maria, em Piripiri, Maria das Dores Carvalho Sousa também elogiou o programa, destacando que incentivar as pessoas a trabalharem por conta própria e assim aumentando a renda das famílias foi o item que mais lhe chamou atenção no programa. “Vai ajudar muito, principalmente as associações e as cooperativas”, finalizou.

*Com informações da assessoria do candidato

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.