Fechar
GP1

Política

Lula elogia Wellington e diz que Educação do Piauí é referência

"A gente vai percebendo que com vontade política como tem o companheiro Wellington Dias e com disposição, com paixão, é possível fazer uma administração de resultados", disse Lula.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante participação de aula do Programa de Educação com Mediação Tecnológica, nesta quinta-feira (22), na TV Antares, que o Piauí dá uma lição na área de Educação para todo o Brasil. Na ocasião, o ex-presidente teceu vários elogios ao governador Wellington Dias e afirmou que para cuidar dos pobres é necessário ter o coração mole e ser mais humanistas.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington e Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington e Lula
“A gente vai percebendo que com vontade política como tem o companheiro Wellington Dias e com disposição, com paixão, é possível fazer uma administração de resultados. Porque vocês sabem que para cuidar das pessoas mais pobres não basta reconhecer que elas existem. A pessoa tem que ter o coração um pouco mais mole, tem que ser mais humanista. Por isso, graças a Deus, que o povo do Piauí elegeu o nosso índio, essa figura extraordinária que além de merecer o voto de vocês escolheu uma secretária de Educação que é melhor do que ele. Aliás, a educação do Piauí é referência para todo o Brasil”, destacou o ex-presidente que estava acompanhado do governador Wellington Dias, da secretária da Educação, Rejane Dias, dentre secretários e assessores.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula elogia Wellington

Educação é exemplo

O ex-presidente Lula disse ainda que em termos educacionais o Piauí serve como parâmetro para todo o Brasil.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula
“O Piauí dá uma lição para o Brasil de que é um estado que, até outro dia, era considerado pobre. Mas, vocês estão dando lição na economia, na industrialização, na construção de estradas, de linhas de condução, na energia elétrica, eólica e de hidrelétricas. Mas, o que eu vim fazer aqui mesmo, além de receber o titulo de cidadão de Teresina e do Piauí, é aprender para tentar levar para outros estados do Brasil a excelência da educação desse estado. O Piauí já tinha me surpreendido em 2014 quando a professora do Instituto de Matemática Aplicada, Sueli Brusque, foi me apresentar a ideia das Olimpíadas de Matemática e lá eu percebi que o Piauí já era um estado que ganhava muitas medalhas, mas era só da escola privada. Eu sugeri que levasse para as escolas públicas e só este ano se inscreveram oito milhões de crianças e o Piauí continua sendo um Estado extraordinariamente vencedor. Aqui tem a cidade de Cocal dos Alves que é a cidade onde tem a melhor escola do Brasil, a melhor nota do Brasil no ENEM, ou seja, aqui tem uma cidade de seis mil habitantes com 150 medalhistas das olimpíadas”, elogiou Lula.

Curso a distância

Lula ainda falou sobre as aulas a distância que fazem parte do programa de Educação com Mediação Tecnológica que contempla quinze mil alunos em 177 municípios do Estado.
Imagem: Lucas Dias/GP1Canal Educação(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula na TV Antares
“Depois veio o curso a distância, porque eu acho que da mesma forma que o Mais Médicos conseguiu levar médicos para outras partes do Brasil onde ninguém queria ir, esse modelo de educação vai fazer com que a gente possa levar educação de qualidade a lugares longínquos que não tem professor e que as pessoas não podem ir. Nós já tínhamos feito a experiência com o curso a distância para formação de professores. Criamos o Universidade Aberta com 900 alunos e as aulas eram ministradas diretamente de Fortaleza. Então, eu saio daqui e vou para Bahia discutir o cumprimento do Plano Nacional de Educação com 20 metas para serem cumpridas até 2024 e assim, tirar o país do atraso educacional que foi submetido a muito tempo. E o Piauí pode servir de exemplo para muita gente”, finalizou Lula.

Títulos

Nesta quarta-feira (21), Lula recebeu os títulos de cidadão teresinense e piauiense, em solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí.

Em seu discurso, Lula falou sobre as suas histórias no Piauí, antes mesmo de ser presidente da república e falou sobre a sua primeira visita ao Estado depois de ser eleito.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula durante discurso(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula durante discurso
“Eu venho aqui há muito tempo. Muita gente que está aqui não tinha nem nascido. Vim aqui para fundar o PT, além de outras vezes. Uma das coisas que não dava certo é que as pessoas que governavam o Brasil, não conheciam o Brasil. Ninguém consegue governar o Brasil de Brasília. Quem quiser governar o Brasil tem que colocar o pé estrada. Conhecer o seu povo. É por isso que o primeiro gesto que tive [após ser eleito] foi pegar o avião e vir aqui, para mostrar aos meus ministros, o Brasil que eles não conhecessem. Não queria que eles conhecessem apenas o Brasil de Copacabana. Tinha gente que nunca tinha vindo no Nordeste. Viemos na Vila Irmã Dulce e sei que muita gente ficou perplexa com o que viu”, declarou.

Confira mais fotos de Lula na TV Antares

Imagem: Lucas Dias/GP1Placa(Imagem:Lucas Dias/GP1)Placa
Imagem: Lucas Dias/GP1Canal Educação(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula participa do Canal Educação
Imagem: Lucas Dias/GP1Canal Educação(Imagem:Lucas Dias/GP1)Canal Educação
Imagem: Lucas Dias/GP1Canal Educação(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula participa do Canal Educação

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.