Fechar
GP1

Política

Políticos comentam versão de Cunha para contas na Suíça

Eduardo Cunha admitiu ser usufrutuário de ativos mantidos na Suíça, mas negou ser titular da conta.

Em entrevista à Rede Globo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) negou possuir contas no exterior, mas assume ser usufrutuário de ativos mantidos na Suíça. Segundo Cunha, o dinheiro é proveniente de lucros com a venda de carne para a África na década de 1980 e não foi declarado porque não houve evasão de recursos.
Imagem: Cida Sampaio / Estadão ConteúdoO presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante protesto com notas de dólar falso na Câmara(Imagem:Cida Sampaio / Estadão Conteúdo)O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante protesto com notas de dólar falso na Câmara

Veja o que parlamentares comentaram sobre a versão de Eduardo Cunha para contas na Suíça.

Chico Alencar (RJ), líder do PSOL na Câmara:
Imagem: Gustavo LimaDeputado Chico Alencar (Imagem:Foto: Gustavo Lima)Deputado Chico Alencar

"É, na minha visão, uma confissão de culpa. Porque nada foi declarado e, evidentemente, à luz do Fisco, isso é sonegação, também com elementos fortes de evasão de divisas. Do ponto de vista de alguma explicação que o tire da condição de quebra de decoro parlamentar, como propõe a representação do PSOL e da Rede, isso apenas reforça a nossa acusação."

Júlio Delgado (MG), deputado do PSB:
Imagem: Beto Oliveira/ Agência Câmara Julio Delgado(Imagem:Beto Oliveira/ Agência Câmara )Julio Delgado

"Mesmo sendo truste, ou como ele [Cunha] pode chamar, por que ele nunca declarou isso como bens que ele tem? Por que, para a abertura e movimentação da conta, se ele é beneficiário, ele usou passaporte diplomático? [...] É uma explicação que, se você for pegar a conexão das coisas, você vê, que a cada vez que ele tenta se explicar, mais ele vai cometendo mais equívocos, deixando a situação dele muito complicada."

Valmir Prascidelli (PT-SP), membro do Conselho de Ética:

Imagem: DivulgaçãoValmir Prascidelli(Imagem:Divulgação)Valmir Prascidelli

“Ele diz que não sabia que tinha as contas, não operava a conta, foi depositado e ele não se lembra exatamente, que ele acha que é em função de um empréstimo. Vamos aguardar porque não dá para fazer a análise apenas em função da entrevista. Não acho adequado que a gente faça a análise no Conselho de Ética conforme a entrevista."

Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara
Imagem: George GianniCarlos Sampaio(Imagem:George Gianni)Carlos Sampaio

Divulgou nota por meio da assessoria: "São argumentos pouco consistentes e que, mesmo assim, precisam ser provados no Conselho de Ética. Não será missão fácil."

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCarlos Zarattini(Imagem:Divulgação)Carlos Zarattini
Carlos Zarattini (SP), deputado do PT:


"Ele está apresentando uma explicação que precisa ser bem avaliada em relação a essa questão de truste. Resta saber quem controla esse truste. Essa é uma pergunta que eu acho que o Conselho de Ética deve fazer, para que a gente possa ter a clareza da situação."





Sandro Alex (PPS-PR), membro do Conselho de Ética:

Imagem: DivulgaçãoSandro Alex(Imagem:Divulgação)Sandro Alex

"Agora nós temos as opiniões, nós ouvimos as opiniões. Eu quero saber das provas dos autos. Não adianta apenas falar, você tem que provar aquilo que você está falando, então, nós vamos ter acesso a isso, e o que vai embasar a decisão do Conselho de Ética, tenha certeza, serão as provas dos autos. E é isso que nós estamos aguardando, tanto da defesa do parlamentar quanto do procurador-geral da República. Alguém está faltando com a verdade.”


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.