Fechar
GP1

Política

PRB vai ao STF pedindo retorno de Pinato no processo de Cunha

O partido acredita que o afastamento do deputado Fausto Pinato se deu ilegalmente.

Nesta segunda-feira (14) o PRB entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o deputado Fausto Pinato (PRB-SP) seja reconduzido ao posto de relator do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética.

Por decisão do vice-líder da Mesa-Diretora da Câmara e também amigo de Eduardo Cunha, Waldir Maranhão (PP-MA), Pinato foi afastado da função na semana passada. A ministra Rosa Weber será a nova relatora do mandado no Supremo.
Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosDeputado Fausto Pinato é o relator de ação contra Eduardo Cunha (Imagem:Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)Deputado Fausto Pinato foi afastado do processo contra Cunha

O PRB afirma na petição que o deputado Fausto Pinato foi afastado de forma ilegal do processo contra Cunha. O vice-presidente da Casa justificou o afastamento do relator por conta de os dois terem pertencidos ao mesmo bloco partidário do peemedebista à época da eleição que o levou à presidência da Câmara.

Para o partido, o vice-presidente pretende impedir o andamento do processo disciplinar contra Cunha. Fausto Pinato deu parecer favorável à continuidade do processo antes de ser afastado.

"É evidente que Pinato não é desejado pelo representado [Cunha] como relator, não porque esteja propenso a beneficiá-lo, mas sim porque, ao protocolizar seu parecer perante o Conselho de Ética, deixou claro que não o beneficiaria como compadre, desenvolvendo atuação independente perante a mais alta autoridade da Câmara Federal", argumenta o PRB.

Nesta terça-feira (15) o novo relator do processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), deve apresentar um novo relatório sobre o caso. O relator já afirmou que assim como Pinato, será favorável à admissibilidade do processo.
Imagem: DivulgaçãoMarcos Rogério (PDT) é o novo relator do processo contra Cunha(Imagem:Divulgação)Marcos Rogério (PDT) é o novo relator do processo contra Cunha

"Esse relator terá todo cuidado com as regras para com elas avançar. Aqui, embora com defesas antagônicas, somos todos colegas nesse parlamento. Meu parecer, em razão de já ter manifestado minhas posições, já é conhecido de todos. Apresentarei apenas de maneira formal meu relatório na próxima terça-feira", disse Rogério ao ser escolhido relator.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.