Fechar
GP1

Política

Cunha não precisa ouvir Dilma antes de aceitar impeachment

O ministro do STF, Luiz Fachin, afirmou que é contra a defesa prévia da presidente Dilma.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, se manifestou contra a necessidade de defesa prévia da presidente Dilma antes do recebimento, pelo presidente da Câmara, de um pedido de impeachment, passo inicial do rito.

A posição do ministro contraria o pedido do PCdoB para anular a decisão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que acolheu no dia 2 de dezembro a denúncia por suposto crime de responsabilidade contra a presidente Dilma Rousseff. O partido justificava que Dilma não foi ouvida antes.
Imagem: DivulgaçãoLuiz Edson Fachin (Imagem:Divulgação)Luiz Edson Fachin

"O recebimento operado pelo presidente da Câmara constitui juízo primário e não há obrigatoriedade de defesa prévia. Deve ser autorizada ao acusado defesa prévia [na análise do processo] na comissão especial. A ausência de defesa prévia não viola o devido processo legal. Razão pela qual defendo indeferir a cautelar", disse Fachin.

Fachin acredita que Dilma terá a oportunidade de se defender no decorrer do processo, durante a fase de elaboração do parecer pela comissão especial, formada por deputados, que irá recomendar um relatório informando se o processo de impeachment deve ser aberto ou não.

O ministro também negou o pedido do PCdoB para que o acolhimento do pedido seja anulado devido à suposta “parcialidade” de Cunha. O partido alega que o presidente da Câmara só acolheu o pedido por não ter recebido apoio do PT na votação do Conselho de Ética, de processo que visa cassar seu mandato.

"Eventual parcialidade com maior razão não afetará o mero juízo preambular da admissibilidade da denúncia. Será discutido em nível colegiado [a admissibilidade] do processo. Portanto, entendo que as causas de impedimento e suspeição não se compatibilizam com o processo jurídico-político, bem como não há subsidiariedade na produção das provas de parlamentares", afirmou.

Legalidade

No início de seu voto, Fachin disse que o impeachment decorre “do regime republicano e democrático”, pela "possibilidade de responsabilização do mandatário máximo da nação".

“Ao Supremo Tribunal Federal compete o controle da estrita legalidade procedimental do processo de impeachment, assegurando que o juízo jurídico-político de alçada do Parlamento, passível de controle judicial apenas e tão somente para amparar as garantias judiciais do contraditório e ampla defesa se desenvolva dentro dos estritos limites do devido processo legal”, disse.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.