Fechar
GP1

Política

Governador Wellington Dias participa de lançamento do "Jovem de Futuro"

O projeto tem o objetivo de melhorar o desempenho educacional dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí.

Nesta sexta-feira (19) a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e o Instituto Unibanco realizaram solenidade no hotel Blue Tree, para anunciar o início da nova fase do projeto Jovem de Futuro. O projeto tem o objetivo de melhorar o desempenho educacional dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí.

O Governador Wellington Dias estava presente no evento ao lado do superintendente do Unibanco, Ricardo Henriques, a superintendente de Educação Viviane Faria (representando a secretária Rejane Dias), o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, o professor Carlos Alberto e o presidente da Fundação de Pesquisa, Francisco Guedes.
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador estava na mesa de honra ao lado do superintendente do Unibanco(Imagem:Lucas Dias/GP1)Governador estava na mesa de honra ao lado do superintendente do Unibanco
A solenidade iniciou às 8h e a superintendente Viviane Faria foi que iniciou os discursos. Para ela a meta da secretaria junto ao Governo em parceria com o Unibanco, é “tratar as desigualdades nas escolas estaduais, e dar uma atenção especial às escolas com vulnerabilidade”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Superintendente de educação estava representando Rejane Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Superintendente de educação estava representando Rejane Dias
O superintendente Ricardo Henriques fez uma breve explicação sobre o projeto Jovem de Futuro. “Nossa parceria é focada no ensino médio, queremos melhorar a aprendizagem e diminuir as desigualdades no Estado. Nossa proposta é muito ousada e realista, acreditamos que se o Piauí continuar crescendo na área da educação, no ano de 2017 ele estará na 12° posição no Ideb, atualmente ele está na 18°”, afirmou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Ricardo Henriques explicou todo o projeto (Imagem:Lucas Dias/GP1)Ricardo Henriques explicou todo o projeto 
Ainda de acordo com o superintendente, o Piauí está em primeiro lugar do ranking na questão de desigualdade. “O Piauí está na primeira colocação em grau de desigualdade em oportunidades. Ele está no máximo de desigualdade. Queremos mudar essa situação, queremos que todos os alunos aprendam e não somente alguns”, explicou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário de Justiça também estava presente(Imagem:Lucas Dias/GP1)Secretário de Justiça também estava presente
O governador Wellington Dias iniciou sua fala explicando os motivos da ausência da secretária de Educação Rejane Dias. “Nesse momento a secretária está sendo homenageada no município de São João do Piauí pelo judiciário. Ela me perguntou: e agora vou para qual evento? E eu respondi: pode ir para São João, que eu lhe represento em Teresina”, brincou o governador.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias explicou os motivos (Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias explicou os motivos da ausência de Rejane Dias 
O governador explicou ainda sobre o atraso na educação do Piauí. “O atraso do Piauí não tem nada a ver com a natureza, inclusive passam uma ideia que a seca é a responsável, nós somos um estado riquíssimo do ponto de vista da natureza. 18% do nosso território é que tem problemas graves com a seca, a nossa pobreza tem a ver é com a educação, é daí que vêm todas as outras desigualdades”, disse.
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador explicou porque a secretária de Educação não estava presente (Imagem:Lucas Dias/GP1)Governador falou do atraso do Piauí na área da educação 
O chefe do estado finalizou falando de suas perspectivas. “Nós queremos fazer um grande investimento na educação, o objetivo é a qualidade, a gente já alcançou um espaço pra universalização. Esse é um ano de arrumação da casa. Estamos fazendo além da capacidade própria do Estado de investimento um contrato com o banco Mundial de cerca de 1 bilhão dos quais 300 milhões queremos investir na educação. Queremos ter uma escola com tudo que uma escola precisa, também vamos valorizar ainda mais os professores que estão em sala de aula”, finalizou.
Imagem: Lucas Dias/GP1 Solenidade no hotel Blue Tree(Imagem:Lucas Dias/GP1 )Solenidade no hotel Blue Tree
Conheça o Jovem de Futuro:
O Jovem de Futuro é um projeto criado pelo Instituto Unibanco, que consiste na implementação de uma metodologia de gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem. Um dos diferenciais do projeto para os próximos anos no Piauí é o estabelecimento de metas anuais para a rede e para cada escola, além da criação de um processo de monitoramento de resultados trimestrais.
Imagem: Lucas Dias/GP1Participantes da solenidade(Imagem:Lucas Dias/GP1)Participantes da solenidade
O projeto implementa um circuito de gestão nas escolas apoiado por técnicos das Gerências Regionais que receberão formação presencial e a distância, além de material pedagógico e um sistema informatizado de gestão.

No Piauí, o projeto contemplará todas as escolas estaduais do Ensino Médio com mais de 100 alunos, entre 2015 e 2018. A fase 2015-2016 terá 139 escolas em 15 regionais do Estado e o período 2017-2018 agregará o restante das escolas.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.