Fechar
GP1

Política

Educação de trânsito é tema de encontro de prefeitos do Vale do Cerrado do Piauí

Ações de educação que o órgão vem desenvolvendo foram apresentadas, destacando os benefícios da conscientização da população na promoção de um trânsito seguro.

Imagem: Nallyne SoaresClique para ampliarEducação de trânsito é tema de encontro de prefeitos do Vale do Cerrado do Piauí(Imagem:Nallyne Soares)Educação de trânsito é tema de encontro de prefeitos do Vale do Cerrado do Piauí
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) participou na manhã deste sábado, dia 11, do encontro de prefeitos do G15 do Vale do Cerrado do Piauí. Ações de educação que o órgão vem desenvolvendo foram apresentadas, destacando os benefícios da conscientização da população na promoção de um trânsito seguro. Além da municipalização como melhoria na qualidade de vida dos munícipes.

A diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), Jeovanna Moura, enfatizou que o Governo do Estado, através do Detran, está intensificando e interiorizando ações de educação em todo Piauí, começando pelas cidades que possuem alto índice de violência no trânsito ou grande fluxo de veículos em determinadas épocas do ano. "Estamos focando em levar a população a refletir sobre seu comportamento no trânsito e que é prevenindo que se evita acidentes. O Deparamento acredita que a educação é meio que leva os cidadãos a mudarem o comportamento para que o trânsito seja um ambiente pacífico", declarou.

Jeovanna também apontou as vantagens da municipalização como melhoria na qualidade de vida dos munícipes.

"O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que cabe aos municípios administrar todas as ações ligadas ao trânsito. E o Detran dá todo suporte necessário as cidades interessadas na adesão. Apoio técnico e orientação para a realização de todas as etapas necessárias até a efetivação do gerenciamento", explicou a diretora.

A municipalização somadas as ações de conscientização sobre o respeito as regras e condutas do trânsito contribuem significativamente para a redução de acidente se infrações de trânsito. "Gerenciando o trânsito, o município terá um corpo de agentes que farão um trabalho de sensibilização junto aos moradores da cidade para depois fiscalizar, consequentemente diminuindo acidentes e infrações", afirmou Jeovanna.

De acordo com Agamenon Pinheiro, presidente do G15 e prefeito de Ribeiro Gonçalves, a explanação do Detran sobre a importância das acoes educativas e gerenciamento de trânsito esclareceu as dúvidas de todos prefeitos do G15, além de incentivá-los a implementação da municipalização tornando o trânsito mais seguro a todos. "Em decorrência do aumento do poder executivo, a frota de veículos de nossa cidade aumentou e consequentemente o numero de acidentes também. E educar e conscientizar sobre o papel de cada um no trânsito é fundamental para assegurar o ir e vir de todos os munícipes. A câmara de Ribeiro já aprovou a municipalização e falta apenas a sanção para que possamos gerenciar o trânsito e o Detran nos dará todo aparato para que isso se realize", pontuou o presidente.

Participaram do encontro, que aconteceu na cidade de Bertolínea, na Escola Agrotécnica Maria Amália, a secretária de educação, Rejane Dias, prefeitos e vereadores das cidades de Ribeiro Gonçalves, Antonio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Canavieira, Colônia do Gurguéia, Landri Sales, Jerumenha, Manoel Emídio, Marcos Parente, Guadalupe, Sebastião Leal, Porto Alegre do Piauí e Uruçuí.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.