Fechar
GP1

Política

PF diz que Lula é suspeito de se beneficiar com o petrolão

O delegado Josélio Azevedo solicita ao STF que o ex-presidente seja ouvido.

A Operação Lava Jato da Polícia Federal suspeita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha sido “beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo”. O delegado Josélio Azevedo Sousa assinou um documento solicitando ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente seja ouvido nas investigações.
Imagem: Foto: Veja PF diz que Lula é suspeito de se beneficiar com o petrolão (Imagem:Foto: Veja )PF diz que Lula é suspeito de se beneficiar com o petrolão

Assim escreveu o delegado: “Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada a custa de negócios ilícitos na referida estatal”.

O pedido da Polícia Federal é embasado pelo depoimento do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do ex-gerente de Engenharia da estatal, Pedro Barusco. O Supremo agora deverá submeter o pedido à análise do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A PF pede ainda que sejam ouvidos José Sergio Gabrielli e José Eduardo Dutra (ex-presidentes da Petrobras), José de Fillipi Junior (tesoureiro da campanha Dilma em 2010), Ideli Salvatti, Gilberto Carvalho (ex-ministros) e José Dirceu (ex-chefe da Casa Civil).

O pedido faz parte de um dos inquéritos da Operação Lava Jato em que são investigados, entre outros, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto e parlamentares.

"Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal", afirma a PF.

Dilma

No pedido em que formaliza a solicitação para que o ex-presidente seja ouvido, a PF afirma que a presidente Dilma Rousseff, que ocupou cargos de ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, não pode ser investigada no âmbito da Lava Jato.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.