Fechar
GP1

Política

João de Deus diz que situação do Piauí está melhor que a da maioria

Para o deputado João de Deus (PT), a situação do Piauí está melhor que a maioria dos Estados brasileiros.

Na quarta-feira (23), o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí um relatório sobre o segundo quadrimestre do Estado. O deputado João de Deus (PT) se pronunciou sobre o caso e afirmou que a situação do Piauí está melhor que a da maioria dos Estados brasileiros.

“Temos um Estado que está sobre controle. Mostra que o Estado está atravessando essa crise de forma organizada, cautelosa e de forma competente. Porque não é fácil. Basta ver que dos 5,5 mil municípios, cerca de 4 mil estão com problemas. Dos 27 estados da federação, cerca de 20 estão atrasando salários, no entanto o Piauí está tendo uma condução de forma que nos garanta que nós vamos fechar o ano com o salário de todos os servidores em dia. O maior sinal da crise, é quando atrasa salário. Acho que nós vivenciamos isso no passado durante muitos anos. Não podemos permitir de forma alguma que o Piauí volte ao passado. Porque traria uma desconfiança total, inviabilizaria a máquina administrativa e por o lado o Estado passa uma mensagem muito ruim, de desorganização e a capacidade de honrar com os seus compromissos”, disse.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1João de Deus(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)João de Deus
Para o deputado, o governador Wellington Dias tem tomado todas as medidas necessárias para fazer o Estado ficar equilibrado.

“Acho que isso tem sido mostrado nas aprovações que tem acontecido nas comissões da Casa e no próprio Plenário. Acho que agora começamos a olhar para o ano que vem. Vamos estar recebendo até outubro, a proposta de orçamento para o ano de 2016. O que o governo também espera até o final do ano a liberação de recurso do Banco Mundial. Chega aí a 1 bilhão de reais que será investido na educação, na área de segurança, pública, na área de geração e emprego e renda, de forma que nesse momento acho que a gente está chegando no final do ano, a olhando para 2016 e torcendo para que o Brasil enfrente essa crise e ter um crescimento”, disse.

Redução de secretarias

Apesar da situação financeira não ser das melhores, o deputado diz não acreditar que seja necessário que o governador Wellington Dias reduza as secretarias para diminuir os gastos.

“Não sei. Acho que no momento pela situação do Piauí ainda não. O governador está muito atento, está focado em medidas que possam garantir que a gente possa enfrentar esse ano de 2015 sem maiores problemas. O governador tem feito cortes em algumas áreas. Como fazer o recadastramento, que vai gerar economia para o Estado. A outras medidas que ele pode adotar vai depender muito do cenário político”, afirmou o deputado João de Deus.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1João de Deus(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)João de Deus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.