Fechar
GP1

Política

Silas quer instalação de CPI para investigar pesquisas eleitorais

Dois institutos que prestam serviço ao Portal 180graus, de propriedade do empresário Helder Eugênio serão investigados.

Os deputados federais Silas Freire (PR-PI) e Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) estão colhendo assinaturas, na Câmara dos Deputados, para que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito no intuito de investigar os institutos de pesquisas eleitorais. No Piauí, dois institutos serão investigados: O BrVox e o Instituto Jales. Ambos, prestaram serviços para o Portal 180graus, de propriedade do empresário Helder Eugênio. 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Silas FreireSilas Freire

O objetivo da investigação é avaliar a divulgação das pesquisas e o seu reflexo no resultado das eleições. A CPI vai investigar o trabalho realizado por vários institutos de pesquisas no Brasil durante as eleições municipais de outubro, como por exemplo a metodologia de elaboração de pesquisas para examinar discrepâncias, contradições, distorções, erros e falhas verificados.

O deputado Silas Freire informou que no Piauí há casos de empresas que realizaram pesquisas eleitorais e que cobravam valores irrisórios, bem distante dos preços reais cobrados por institutos de pesquisas de opinião pública considerados sérios e de credibilidade. O deputado citou como exemplo o valor de R$ 800,00 que foi cobrado pelo BR Vox para fazer uma pesquisa de opinião pública no município de Corrente, distante 818 Km de Teresina,

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.