Fechar
GP1

Política

STF vai analisar afastamento de Renan Calheiros nesta quarta

A medida foi concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello ontem (05), após representação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade.

A análise do referendo da medida liminar, sobre o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado, é o primeiro item da pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal para esta quarta-feira (07). A medida foi concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello ontem (05), após representação do partido Rede Sustentabilidade.

  • Foto: Dida Sampaio/ Estadão Conteúdo Renan CalheirosRenan Calheiros

O senador Renan Calheiros afirmou que não aceita a decisão do ministro e defendeu a autonomia dos poderes. Membros da Mesa Diretora do Senado informaram que vão esperar a apreciação da decisão pelo plenário do Supremo, para então tomar a decisão do afastamento ou não do peemedebista.  

O partido Rede sustenta que Renan deve ser afastado do cargo pois é réu em ação penal no Supremo e está na linha de sucessão da presidência da República. De acordo com a Agência Senado, Renan Calheiros considera o ato como um ataque à democracia. “Em outras palavras, toda vez que ele ouve falar em acabar com o supersalário, ele parece tremer na alma. Tomar uma decisão para afastar, a nove dias do término do mandato, um presidente do Senado Federal, chefe de um poder, por decisão monocrática, nenhuma democracia, mesmo no Brasil, merece este fim”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.