Fechar
GP1

Política

STF notifica Cunha sobre pedido de afastamento feito por Janot

O procurador afirma que Cunha utiliza de seu poder para obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Na manhã desta terça-feira (16), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi notificado que o procurador geral da República, Rodrigo Janot, pediu o afastamento dele do cargo ao Supremo Tribunal Federal (STF). O procurador argumenta que Cunha utiliza a função para obstruir as investigações da Operação Lava Jato e de uma representação contra ele no Conselho de Ética da Câmara.
Imagem: Divulgação Eduardo Cunha(Imagem:Divulgação )Eduardo Cunha

Janot pediu ao supremo que o parlamentar seja afastado tanto da presidência da Câmara quanto do mandato de deputado federal. Com a notificação, Cunha terá dez dias para se manifestar sobre o caso.

O procurador alega que o presidente da Câmara usa seu poder para constranger e intimidar parlamentares, réus, advogados, colaboradores e agentes públicos, mas caberá ao Supremo decidir sobre o afastamento de Cunha.

Em resposta, o deputado nega as acusações e diz que o pedido é baseado em “ilações” e “agressões” e que Janot pretende fazer uma “cortina de fumaça” para tirar o foco do processo de impeachment de Dilma.

Em outras oportunidades, Cunha já afirmou que por iniciativa própria não deixaria a presidência da Câmara nem mesmo se virar réu em processo penal da Lava Jato. A denúncia feita por Janot contra o deputado por suposta participação no esquema de corrupção da Petrobras deverá ser analisada pelo STF em março.

O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no STF, indicou no início deste mês que a decisão sobre o afastamento poderá ocorrer só depois que o plenário tomar uma decisão sobre a denúncia apresentada em agosto, que diz que Cunha recebeu R$ 5 milhões de propina para viabilizar a contratação de dois navios-sonda para a Petrobras. Cunha nega e diz que o delator que o denunciou mentiu.

Além da denúncia e do pedido de afastamento, tramita no STF um inquérito sobre contas secretas supostamente mantidas pelo deputado na Suíça. Apesar de provas enviadas pelo Ministério Público Suíço, Cunha nega ser titular de contas bancárias no exterior.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.