Fechar
GP1

Política

Cunha é notificado e tem dez dias para se defender no Conselho

O presidente da Câmara não recebeu a notificação na quinta-feira (3) alegando estar em uma reunião. Ele tem dez dias para se defender no Conselho de Ética.

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi notificado no início da tarde desta segunda-feira (7) sobre a decisão do Conselho de Ética de dar prosseguimento ao processo disciplinar que vai apurar suposta quebra de decoro parlamentar. Cunha terá 10 dias, a partir desta terça (8), para apresentar sua defesa ao colegiado.

O peemedebista se recusou, na última quinta-feira (3), a receber a notificação sob o argumento de que estava em uma reunião. Pouco depois o presidente da Câmara disse que não estava “fugindo” da notificação.
Imagem: Ueslei Marcelin/ReutersEduardo Cunha diz que documento que o associa à propina é Eduardo Cunha , presidente da Câmara dos Deputados

A entrega foi adiada e agendada para a tarde desta segunda. Na madrugada de terça (1º) para quarta (2), o relatório preliminar que pede a continuidade das investigações contra Cunha foi aprovada pelo Conselho de Ética. Cunha é investigado por ocultar contas bancárias na Suíça e mentido em depoimento à CPI da Petrobras. Ele nega ser dono das contas, mas afirma ser o beneficiário de ativos geridos por trustes.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na semana passada, por 10 votos a 0, tornar Cunha réu pela acusação de que ele teria recebido US$ 5 milhões em propina de um contrato da Petrobras.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou na sexta-feira (4), uma nova denúncia contra o presidente da Câmara, sobre as contas secretas atribuídas a ele na Suíça.

A investigação sobre Cunha, sua mulher, Cláudia Cruz, e de uma de suas filhas, Daniele Cunha, foi aberta em outubro de 2015. O inquérito aponta indícios de que o peemedebista tenha cometido evasão de divisas, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.