Fechar
GP1

Política

PTB e PSD decidem votar a favor do impeachment

A votação acontece no próximo domingo, dia 17 de abril, na Câmara dos Deputados.

Nesta quarta-feira (13), as bancadas federais do PTB e PSD anunciaram que vão votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A votação acontece no próximo domingo, dia 17 de abril, na Câmara dos Deputados.
Imagem: Jornal OpçãoPresidente Dilma Rousseff(Imagem:Jornal Opção)Presidente Dilma Rousseff

PTB

Após reunião na Câmara na tarde de hoje, a bancada do PTB divulgou que irá votar a favor do impeachment da presidente. A decisão foi anunciada pelo líder em exercício do partido, deputado Wilson Filho (PB).

O PTB conta com uma bancada de 19 deputados, onde 15 se declaram favoráveis ao afastamento de Dilma. “De forma unida, o PTB chegou ao entendimento que o Brasil vive a pior crise política e econômica dos últimos tempos. O Brasil não tem mais como se reerguer com este governo. O PTB decidiu encaminhar o voto sim”, disse Wilson Filho, após a reunião.

Apesar da decisão, a bancada ainda não decidiu se haverá o chamado "fechamento de questão", quando há punição para os deputados que votarem contra a posição da legenda.
Imagem: Lucas Dias/GP1Fábio Abreu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Fábio Abreu
O posicionamento da sigla complica a situação do deputado piauiense Fábio Abreu, que foi exonerado da Secretaria de Segurança Pública do Piauí nesta quarta-feira, para voltar à Câmara e votar contra o impeachment.

Em entrevista ao GP1 na noite de hoje Fábio Abreu não quis comentar o assunto. “Eu ainda não assumi [a vaga na Câmara], eu estou numa reunião da Secretaria [de Segurança] aqui no Rio de Janeiro”, resumiu.

Porém, na última sexta-feira (08), o deputado declarou ser totalmente contra o impeachment. “Sou totalmente contra qualquer procedimento que seja feito fora da legalidade como é esse processo contra a presidente. Assim como seria contra se houvesse um pedido contra o vice, como se alega, sob as mesmas acusações”, disse.

PSD

O líder do PSD na Câmara Federal, Rogério Rosso (DF), anunciou que vai orientar a bancada a votar pela continuidade do processo de impeachment da presidente. Segundo ele, ampla maioria no partido está em defesa do afastamento, mas não haverá punição aos que forem contra a decisão da legenda. "Vai ter orientação favorável à admissibilidade [do processo de impeachment], mas respeitando a posição de quem vota contra. Portanto, a partir de agora a bancada apoia, vai encaminhar favorável à admissibilidade do impeachment", disse.
Imagem: Lucas Dias/GP1Júlio Cesar(Imagem:Lucas Dias/GP1)Júlio Cesar
De acordo com o G1, a bancada da sigla conta atualmente com 36 deputados e comanda o Ministério das Cidades, através de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. Entre os parlamentares pessedistas está o piauiense Júlio César Lima, que recentemente havia se mostrado favorável ao afastamento de Dilma.

Em entrevista ao GP1, o deputado federal afirmou que existem muitas evidências contra a presidente. “Olha não sei dizer se o impeachment vai ser aprovado ou não. Mas, por conta de todas as evidências, que são muitas, eu estou mais favorável ao impeachment”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.