Fechar
GP1

Política

DEM oficializa apoio à reeleição do prefeito Firmino Filho

O anúncio ocorreu durante solenidade realizada na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (25).

Agora é oficial! O presidente do DEM de Teresina, o vereador Antônio José Lira, declarou apoio ao projeto de reeleição do prefeito da Capital, Firmino Filho (PSDB). O anúncio ocorreu durante solenidade realizada na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (25). Participaram da solenidade, o irmão de Zé Lira, o deputado federal Átila Lira (PSB), os vereadores Edson Melo (PSDB), Jeová Alencar (PSDB), Luiz Lobão (PMDB), entre outros.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Autoridades em evento(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Autoridades em evento
A definição majoritária democrata se deu depois que Antônio José Lira lançou duas pré-candidaturas: a primeira do jornalista Telsírio Alencar e a segunda do esportista Joaquim Saraiva.

Antônio José Lira, que sempre faz críticas à gestão Firmino Filho, justificou a escolha do partido de apoiar o prefeito. “Foi uma escolha coletiva. Eu quero esclarecer que passei 20 anos tentando ser eleito, perdi cinco eleições, mas depois de ser eleito em 2012, eu não podia fazer um mandato sem cobrar o prefeito, mesmo sendo aliado. Eu não bati no Firmino, mas na gestão. Tem que acabar esse história de vereador aliado dizer que prefeito não erra ou de bater no gestor só por bater”, destacou o vereador.

O vereador disse ainda que o fato do prefeito ter atendido as cobranças do partido foi fundamental para o apoio. “Tudo que o DEM cobrou para melhorar Teresina, ele [prefeito] melhorou. Agora nós estamos todos juntos e misturados. Tudo que cobrei, ele honrou para Teresina, mas vou continuar cobrando ele. Decidi apoiar o Firmino em nome de obras que ele executou”, explicou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Antônio José Lira(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Antônio José Lira
Firmino Filho compareceu à solenidade e destacou a satisfação de contar com o apoio do DEM na busca pela continuidade de sua administração. “Essa aliança já tem história, em 2012, quando a situação não era favorável, o DEM foi um dos partidos que me deu apoio. Hoje é uma alegria poder renovar essa aliança que já foi vitoriosa e que vai novamente vencer. Tivemos a alegria de corresponder as cobranças do Antônio José e acredito que isso ajudou a sedimentar essa aliança”, declarou. 

O prefeito ainda falou sobre a sua coligação e explicou que não tratou sobre a entrega de cargos para o Democratas. "Essa aliança é natural. Atualmente 95% dos partidos que estão do nosso lado, estão na nossa administração. A coligação se faz com credibilidade e laços de solidariedade entre os partidos. Para ser sincero, o Antônio José Lira não fez nenhum pedido de cargos, foi uma discussão bastante madura e temos que agradecer esse comportamento dele, mas isso não é dificuldade, pois o DEM tem quadros qualificados", destacou.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Firmino Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Firmino Filho
 
O deputado Átila Lira enalteceu a decisão do DEM de apoiar o PSDB. “O DEM hoje é um partido que tem grande presença nacional. No Congresso é um partido que teve grande crescimento de bancada. Aqui o Antônio José deu vida ao partido. Ele tem como marca da sua atuação, os resultados. Essa aliança é do meu agrado e da população, pois temos que reconhecer que essa é uma gestão de resultados. O Firmino é um grande gestor e tem capacidade, até mesmo de ser candidato ao governo futuramente”, declarou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Átila Lira(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Átila Lira

Sobre a posição de Átila Lira, o prefeito afirmou que não pensa no governo. “Eu sou pré-candidato a prefeito de Teresina, para mais quatro anos de gestão, para continuar dando sequência aos nossos avanços", explicou o gestor.

Questionado sobre aventureiros que podem aparecer na campanha, Firmino disse não estar preocupado e afirmou que população vai saber quem são eles. “No meio das dificuldades imensas, tanto do ponto de vista político e econômico, é necessário ter segurança daquilo que queremos construir nosso futuro. Toda vez que se tem dificuldades, aparecem aqueles oportunistas de sempre, aqueles aventureiros, e a população claramente sabe distinguir”, finalizou.
 
Saída conturbada

A saída de Telsírio Alencar do DEM e da disputa, foi bastante conturbada, pois o jornalista afirmou que José Lira havia entrado em acordo com Firmino Filho para retirar o nome próprio do partido para se aliar ao tucano. Lira negou as acusações, contudo hoje, tornou pública a costura político/eleitoral com o prefeito.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Vários membros do DEM compareceram ao evento(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Vários membros do DEM compareceram ao evento


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.