Fechar
GP1

Política

Ciro Nogueira antecipa reunião para decidir se PP fica no Governo

Ciente que possui o apoio da maioria dos progressistas, o senador piauiense decidiu realizar a reunião nesta quarta-feira

O Partido Progressista (PP) vai realizar, nesta quarta-feira (6), um encontro para decidir se vai ou não permanecer na base do Governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo informações do Estadão, o presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, decidiu antecipar a decisão após a presidente Dilma ter sinalizado que irá ampliar a participação do partido no seu Governo, com a entrega de alguns cargos.

Ciro Nogueira chegou a afirmar para o Estadão que nenhum indicado do partido assumiria uma pasta no Governo até o julgamento do impeachment contra a presidente, mas mesmo assim o senador articulou nos bastidores e informou ao governo que o partido continuará na base. Só o PP possui 49 deputados federais.

Ciente que possui o apoio da maioria dos progressistas, o senador piauiense decidiu realizar a reunião nesta quarta-feira. O encontro com as bancadas da Câmara e do Senado acontece às 14h.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Senador Ciro Nogueira(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Senador Ciro Nogueira
Apesar de ter o apoio da maioria, alguns membros do PP, que são favoráveis ao impeachment, criticam a antecipação do encontro. O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) alega que somente o diretório nacional poderia tomar essa decisão e não os membros da bancada. Ele ainda disse que o senador Ciro está tentando tornar a reunião um “fato político”.

Ciro Nogueira rebateu a declaração do deputado. “Não estou entendendo essa atitude deles. Estou cumprindo o que eles pediram”, disso senador, destacando que foi a ala pró-impeachment do partido que pediu a realização de uma reunião e que chegou a ameaçar entrar na Justiça para conseguir o encontro.

O senador afirmou ainda que “acho que viram que não tem esse número [para aprovar a saída do governo] e estão criando essa celeuma”, destacou. Já Jerônimo Goergen explica que realmente a ala pró-impeachment ameaçou entrar na Justiça, mas para conseguir um encontro com os membros do diretório nacional e não da bancada. Goergen ainda admitiu que o grupo ainda não possui apoio suficiente para aprovar a saída da base.

Cargos


Dilma Rousseff afirmou na terça-feira (5) que não irá fazer reforma ministerial até que seja julgado o impeachment. Apesar disso, ela sinalizou que pode aumentar o espaço do PP no governo, ao entregar a diretoria do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) para o partido. Foi nomeado o engenheiro Antônio Iran Costa Magalhães, que é ligado ao deputado Macedo (PP-CE).

O Estadão ainda destaca que o PP espera mais nomeações para o segundo escalão do governo, principalmente para o Banco do Nordeste (BNB) e para a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.