Fechar
GP1

Política

Eduardo Cunha apresenta sua defesa ao Conselho de Ética da Câmara

O relator do seu processo, deputado Marcos Rogério tem o prazo de dez dias para preparar e apresentar o relatório à justiça.

O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está no Conselho de Ética da Câmara prestando depoimento em sua defesa. A partir de hoje (19), se inicia o prazo de dez dias para o relatório do processo a ser preparado por seu relator, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO).

Imagem: Fernanda Calgaro /G1Sessão do Código de Ética da Câmara(Imagem:Fernanda Calgaro /G1)Sessão do Código de Ética da Câmara

Cunha é acusado de ocultar contas no exterior e mentir sobre a existência delas no seu depoimento feito à CPI da Petrobras ainda em 2015. O ex-presidente da câmara está acompanhado de seu advogado Marcelo Nobre, que deve recorrer à Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Casa, se o relator resolver incluir no texto a acusação de vantagens indevidas.

O presidente afastado da Câmara, disse em seu depoimento que os gastos no exterior foram pagos por cartão de crédito de sua mulher, Claudia Cruz, e que isso não é objeto da representação contra ele no Conselho de Ética.

De acordo com informações do G1, o relator Marcos Rogério deve entregar o relatório antes do prazo final previsto, que seria no dia 30 desse mês. O relator ainda afirmou que se novas provas sobre o pagamento de propina e o envolvimento de Cunha no caso Petrobras surgirem, poderá haver uma consideração dos fatos no final da instrução, dando mais tempo para que a defesa do peemedebista se manifeste.

Afastado do cargo

Eduardo Cunha foi afastado da presidência da Câmara dos Deputados no último dia 05, quando o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava jato no Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que acusou Cunha de tentar interferir nas investigações da operação.

Cunha foi transformado em réu no STF, por unanimidade, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. Ele também é acusado de participar do esquema de corrupção da Petrobras. O deputado teria recebido cerca de US$ 5 milhões em propina de contratos de navios-sonda da estatal.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.