Fechar
GP1

Política

Terceira denúncia contra Cunha é apresentada ao Supremo

A denúncia foi apresentada pela A Procuradoria Geral da República (PGR).

A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou nesta sexta-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a terceira denúcnia envolvendo o presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teria tentado barrar a Operação Lava Jato.

A acusação se baseia nas delações premiadas dos empresários Ricardo Pernambuco Júnior, da Carioca Engenharia, que acusam Cunha de desvios nas obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

Imagem: Maria Lima / Agência BrasilPresidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha(Imagem:Maria Lima / Agência)Presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha

Eduardo Cunha, disse em nota que "qualquer recebimento de vantagem indevida de quem quer que seja, assim como qualquer relação com as contas denunciadas e desafio a comprovarem" e afirma que não foi ouvido durante a investigação e por isso, não teve a "a oportunidade de rebater os fatos".

De acordo com o G1, o ministro responsável pela Operação Lava Jato no STF, Teori Zavascki, deve notificar Cunha para que ele apresente a defesa, para que o Supremo possa decidir se ele se tornará réu ou não.

Eduardo Cunha enviou uma nota à imprensa. Veja:

NOTA À IMPRENSA

Com relação à terceira denúncia apresentada pelo PGR contra mim, tenho a esclarecer o que segue:

1) Não tenho qualquer relação com os fatos da denúncia e desminto, como já o fiz anteriormente, qualquer recebimento de vantagem indevida de quem quer que seja, assim como qualquer relação com as contas denunciadas e desafio a comprovarem.
2) É estranha a seletividade do PGR com relação a mim, onde, em nenhum dos três inquéritos que originaram as respectivas denúncias, não chegaram nem a tomar a minha oitiva para ter a oportunidade de rebater os fatos, o que é anormal e não acontece em situações semelhantes.
3) A estranheza aumenta, na semana que eu seria julgado no Conselho de Ética, uma verdadeira avalanche de vazamentos criminosos e denúncias contra mim e a minha família, que aparecem para criar o clima de pressão nesse processo.
4) Mais estranho ainda é que 6 inquéritos foram abertos imediatamente após a votação da abertura do processo de impeachment e que outros agentes políticos não têm tido a mesma celeridade na apreciação dos seus inquéritos.
5) Nesse inquérito específico, que nada tem de conexão com a Lava Jato, foi requerida a redistribuição dele no STF, ainda pendente de apreciação.
6) Continuo confiando no STF e assim que tomar ciência apresentarei a defesa com a convicção que provarei a minha inocência.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.