Fechar
GP1

Política

Justiça suspende licitação da Prefeitura de Picos

Decisão foi prolatada no último dia 21 de junho pelo juiz de direito da 2ª Vara da Comarca de Picos, José Airton M. de Sousa.

Em sentença prolatada na última terça-feira, 21 de junho, o juiz de direito José Airton M. de Sousa deferiu liminar e suspendeu licitação destinada à aquisição de três veículos pick up cabine dupla para a Prefeitura de Picos.

O mandado de segurança, com pedido de liminar, foi impetrado pela Guaribas Veículos Ltda, empresa pertencente à família do ex-prefeito de Picos e pré-candidato ao Palácio Coelho Rodrigues nas eleições deste ano, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP).
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir é obrigado a suspender licitação(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir é obrigado a suspender licitação
A Guaribas Veículos alega que participou de processo licitatório através do qual o município de Picos objetiva selecionar fornecedor para, dentre outros itens, três veículos pick up cabine dupla 4 x 4 diesel. Diz ainda que foi injustamente descredenciada e apresentou recurso administrativo que não foi conhecido em decorrência de intempestividade e ausência de legitimidade dos procuradores para a interposição.

Afirma ainda que houve violação á norma do edital porquanto a empresa vencedora, Pivel – Picos Veículos Ltda, não atende aos requisitos de habilitação, já que apresentou balanço patrimonial e demonstrações contáveis vencidos.
Imagem: José Maria Barros/GP1Justiça manda Prefeitura de Picos suspender licitação (Imagem:José Maria Barros/GP1)Justiça manda Prefeitura de Picos suspender licitação 
O contato entre a Pivel, empresa pertencente á família do vereador Antônio Evandro Reis Antão (PSD), que integra a bancada de apoio ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), e o município, foi assinado no dia 25 de maio deste ano.

O objeto do contrato foi aquisição de equipamentos, material permanente e três veículos pick up cabine dupla 4 x 4 diesel, como unidades móveis para as unidades básicas de saúde de Coroatá, Estrivaria, Ipueiras e Canto da Várzea. O valor para o item 1, aquisição de veículos pick up dupla 4x4 diesel, é de R$ 310.800,00.

Decisão

O juiz José Airton deferiu a liminar e suspendeu o andamento do pregão presencial nº 052/2016, e, por conseguinte, os efeitos do contrato nº PP 052/2016, exclusivamente no tocante à aquisição de três veículos pick up cabine dupla 4x4 diesel, até decisão posterior.

Para assegurar a eficácia do cumprimento da decisão judicial por parte do prefeito de Picos, o magistrado prescreveu algumas medidas. Dentre as quais multa cominatória diária no valor de dez mil reais até o limite de 310 mil e 800 reais. Determinou ainda intimação específica para cumprimento de obrigação de fazer, sob pena de responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa dos agentes responsáveis.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.