Fechar
GP1

Política

Maranhão anula decisão de líderes e mantém votação na quinta

O colegiado de líderes havia marcado para a próxima terça-feira (12) o pleito para decidir quem assume a presidência da Câmara.

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), anulou nesta sexta-feira (08), a decisão do colégio de líderes que haviam marcado para a próxima terça-feira (12) a eleição para a presidência da Casa, mantendo a decisão de agendar o pleito para a quinta-feira (14) ás 16h.

Imagem: Wilson Dias / ABRPresidente interino da Câmara, Waldir Maranhão(Imagem:Wilson Dias / ABR)Presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão

Para o presidente interino, o ato dos líderes partidários representa “usurpação de competência”. Maranhão afirmou que a eleição antecipada poderia favorecer os parlamentares que já têm candidatura oficializada sobre os que ainda procuram apoio. "A antecipação da data pode produzir a quebra de isonomia entre potenciais candidatos", alegou.

De acordo com o G1, até o momento, seis candidatos já oficializaram a candidatura. São eles:

Fausto Pinato (PP-SP):
advogado, tem 39 anos e está em seu primeiro mandato. Chegou a ser eleito relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.

– Carlos Gaguim (PTN-TO): administrador, o deputado de 55 anos também está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no TO. Governou o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.

– Carlos Manato (SD-ES): médico, o deputado de 58 anos está no quarto mandato. É o atual corregedor da Câmara e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.

– Marcelo Castro (PMDB-PI):
médico de 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.

– Fábio Ramalho (PMDB-MG): empresário, o deputado está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Ele já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.

– Heráclito Fortes (PSB-PI): funcionário público, o deputado está no quinto mandato na Câmara. Ex-senador, ele também foi prefeito de Teresina.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.