Fechar
GP1

Política

Teori autoriza abertura de inquérito contra Dilma e Lula

A decisão acata o pedido feito em maio pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator dos processos da Lava Jato na Corte, Teori Zavascki, autorizou a abertura de inquérito contra a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo e o ex-chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante. Eles são acusados de tentar obstruir de obstruir as investigações da operação Lava Jato.

A decisão acata o pedido feito em maio pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Se o afastamento definitivo de Dilma for confirmado no final do mês, a petista perde o foro privilegiado e o processo contra ela passa para as mãos do juiz federal Sérgio Moro, como ocorreu com Lula.

  • Foto: AFPLula e DilmaLula e Dilma

O pedido de Janot tem como base a delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), na qual ele afirma que a presidente afastada tentou emparelhar o STF nomeando Ribeiro Dantas para evitar que empreiteiros investigados no petrolão fossem parar na cadeia. De acordo com a Veja, o inquérito busca investigar a nomeação de Lula para a Casa Civil e de Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma tentativa de obstruir a Operação Lava Jato.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.