Fechar
GP1

Política

Ministra Cármen Lúcia toma posse hoje na presidência do STF

Além de comandar a mais alta Corte do país, a ministra também chefiará o CNJ por dois anos.

A ministra Cármen Lúcia toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (12). Durante o mandato de dois anos, ela também chefiará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que controla o poder Judiciário. A cerimônia de posse está marcada para as 15h.

A ministra foi nomeada em 2006, por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e está há 10 anos no STF. Cármen Lúcia sucederá Ricardo Lewandoswski e será a segunda mulher a ocupar o cargo.

  • Foto: Rosinei CoutinhoMinistra Cármen LúciaMinistra Cármen Lúcia

De acordo com informações do G1, foram convidadas cerca de 2 mil pessoas para a solenidade de posse. Entre os convidados estão autoridades dos Três Poderes, membros do Ministério Público, advogados e familiares. A sessão será aberta pelo atual presidente, Ricardo Lewandowski, e pelo presidente da República, Michel Temer.

O ministro Celso de Mello deve fazer o discurso de boas vindas. Para cantar o hino nacional, Cármen convidou Caetano Veloso. O vice da ministra será Dias Toffoli, que também será empossado na cerimônia. A secretária-geral do STF e braço direito da ministra será a juíza Andremara dos Santos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.