Fechar
GP1

Política

Wellington Dias decreta situação de emergência nos presídios

O decreto nº 17.422 foi assinado também pelo secretário de Justiça, Daniel Oliveira, e o secretário de Governo, Merlong Solano, nesta terça-feira (17).

O governador Wellington Dias decretou situação de emergência no sistema penitenciário do Estado por 90 dias. O decreto nº 17.422 foi assinado também pelo secretário de Justiça, Daniel Oliveira, e o secretário de Governo, Merlong Solano, nesta terça-feira (17).

Para declarar a situação anormal, o governador considerou a rebelião ocorrida na penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, de Esperantina, com depredação do patrimônio público e comprometimento da estrutura física do presídio, conforme relatório técnico que constatou a necessidade de intervenção urgente em virtude dos estragos causados pela rebelião.

  • Foto: Thais Souza/ GP1Wellington DiasWellington Dias

Ao longo do ano, segundo o decreto, foram verificados inúmeros distúrbios decorrentes de ações de pessoas e grupos organizados no interior do sistema penitenciário do Piauí.

O decreto aponta ainda que a mais recente crise foi iniciada a partir do último dia 11 de setembro, com a deflagração da o movimento paredista por agentes penitenciários, que se negaram a cumprir ordens de autoridades e colaborando para a existência de motins, rebeliões no Estado, que ainda perduram, com destaque para eventos ocorridos na Casa de Custódia, Colônia Agrícola Major César Oliveira e penitenciária de Esperantina.

O governador já havia decretado estado de emergência na penitenciária de Esperantina no dia 7 de outubro. Dois dias depois, o presidente Michel Temer autorizou o envio de 100 homens da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para reforçar a segurança no sistema prisional do Estado

Rebelião e fuga em Esperantina

O pedido foi feito após rebelião na penitenciária regional de Esperantina, que começou no início da tarde do dia 6 de outubro e só terminou no final do dia.

No dia seguinte, cerca de 75 presos fugiram da penitenciária. Já na noite deste domingo (08), mais 10 presos fugiram do presídio de Esperantina.

Criança em cela com detento

Um caso inusitado chamou a atenção da imprensa local e nacional. Um menino de 13 anos foi encontrado na mesma cela de um preso, condenado por estupro de vulnerável, na penitenciária Major César Oliveira.

O pai da criança, Gilmar Francisco Gomes, foi preso, em cumprimento a mandado de prisão expedido pela juíza Andrea Parente Lobão Veras, que também decretou a prisão do detento José de Ribamar Pereira Lima que estava com o menor na cela. Como ele estava cumprindo pena em regime semiaberto, agora ele vai para o fechado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.