Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Pai de menor encontrado na penitenciária Major César é preso

A magistrada também decretou a prisão preventiva do detento José de Ribamar Pereira Lima, que estava com o menor na cela.

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (05), o pai do menor encontrado na penitenciária Major César Oliveira, Gilmar Francisco Gomes. A prisão foi em cumprimento ao mandado de prisão preventiva autorizado pela juíza de direito da vara única de Altos, Andrea Parente Lobão Veras.

A magistrada também decretou a prisão preventiva do detento José de Ribamar Pereira Lima, que estava com o menor na cela. Como ele estava cumprindo pena em regime semiaberto, agora ele vai para o fechado. Foi pedida ainda a prisão da mãe do adolescente de 13 anos, Sebastiana da Silva Rodrigues, mas a juíza negou o pedido.

Gilmar já cumpriu pena de cinco anos em regime fechado e mais dois anos em semiaberto pelo crime de estupro.

Vídeo

A polícia divulgou vídeo do momento em que o delegado jarbas Lima dá a ordem de prisão a Gilmar, depois que o mesmo vai até a delegacia. Gilmar contou que foi até o distrito policial, pois como ele tinha que ir até a cidade de Alto Longá disseram que ele deveria ir até a delegacia buscar uma autorização, caso contrário ele seria considerado foragido.

O delegado Jarbas questionou se Gilmar sabia da gravidade do fato e o pai do adolescente respondeu que sim: “Eu não imaginava que ia acontecer isso não. Estou arrependido”, disse Gilmar. Em seguida, o delegado informa que há um mandado de prisão contra ele e que será preso.

Gilmar reafirmou que só deixou o filho porque ele voltaria no dia seguinte, após o trabalho.

Entenda o caso

O adolescente de 13 anos foi encontrado, na madrugada do último domingo (01), na Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos. Ele estava debaixo da cama da cela onde fica o detento José de Ribamar.

Após ter sido descoberto pelos agentes penitenciários, os pais, o menor e o detento foram encaminhados para a Central de Flagrantes onde foi feito o exame de corpo de delito, que não constatou conjunção carnal, motivo pelo qual, após todos serem ouvidos, o delegado resolveu liberar a família e o detento, que retornou à penitenciária, visto que a autoridade policial considerou não ter havido crime.

O delegado da cidade de Altos, Jarbas Lima, abriu inquérito policial para investigar o caso. Na terça-feira (03), o delegado ouviu os pais, o menor e o detento.

Em depoimento, José de Ribamar negou que tenha estuprado a criança e explicou que conheceu o pai da criança, Gilmar Francisco Gomes, há cerca de dois anos, na própria Major César quando o mesmo foi cumprir pena após ser condenado por estupro e que começou uma amizade com Gilmar.

Já o menor informou que acompanhava o pai quando o mesmo ia para a penitenciária trabalhar plantando e colhendo feijão. Ele contou também que conheceu Ribamar nas visitas que fazia ao pai enquanto estava preso.

O pai do menor disse que o detento ajudava a sua família com a doação de produtos alimentícios e costumava agradar os seus filhos comprando refrigerantes, bombons, biscoitos e outras coisas.

Sebastião disse, em depoimento, que o filho contou que estava assistindo TV quando os agentes penitenciários o flagraram e que, em nenhum momento, Ribamar fez algo com ele. A Secretaria de Justiça do Piauí abriu sindicância para investigar o caso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.