Fechar
GP1

Política

Governo Federal quer liberar venda de terras a estrangeiros

Proposta prevê que grupos de foram poderão comprar até 100 mil hectares para produção agrícola.

O projeto de lei que libera a venda de terras do País a empresas e investimentos estrangeiros está quase concluído. O tema, que era considerado fora de questão no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, tem sido tratado diretamente pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

De acordo com informações do Estadão, a intenção do governo é que o texto seja votado pelo Congresso logo após o carnaval. O deputado Newton Cardoso Júnior (PMDB-MG), relator da proposta, já está com uma minuta do projeto de lei em suas mãos. O texto prevê que o investidor estrangeiro possa comprar até 100 mil hectares de terra para produção, podendo ainda arrendar outros 100 mil hectares.

  • Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo Eliseu Padilha Eliseu Padilha

Dessa forma, o investidor internacional teria 200 mil hectares de terra à disposição. Ele acredita que o fim das restrições pode destravar investimentos da ordem de R$ 50 bilhões no País. Cardoso afirma ainda que o projeto de lei não afeta as terras da região amazônica, além de áreas em regiões de fronteira com outros países. Mas a proposta tem sido duramente criticada por organizações socioambientais e entidades de direitos humanos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.