Fechar
GP1

Política

Senado vota ida de Moraes para o STF após aprovação da CCJ

Ministro licenciado da Justiça defendeu Operação Lava Jato.

Indicado para assumir a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo presidente Michel Temer, o ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na noite desta terça-feira (21), após uma sabatina de quase 12 horas.

Moraes recebeu 19 votos a favor e sete contra, em votação secreta. De acordo com informações do Estadão, o líder do PT, Gleisi Hoffman (PR), se declarou impedida de votar. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), convocou uma sessão extraordinária para esta quarta-feira (22), antes mesmo do fim da sabatina.

  • Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo Ministro Alexandre de MoraesMinistro Alexandre de Moraes

Para passar pela aprovação do plenário do Senado, Moraes precisa de pelo menos 41 votos favoráveis dos 81 senadores. O ministro licenciado defendeu a Operação Lava Jato durante a sabatina e criticou o que chamou de “excessivo ativismo judicial” em “substituição de uma opção legítima do legislador”.

Alexandre de Moraes defendeu também o uso das delações premiadas e execução de penas após decisões de segunda instância e negou que que haja “desmonte” da operação com a saída de delegados da Polícia Federal quando estava à frente do Ministério.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.