Fechar
GP1

Política

Líderes de partidos defendem fim de sigilo na Lava Jato

Romero Jucá, autor da proposta, é investigado em inquéritos da operação.

Líderes dos principais partidos no Senado manifestaram apoio à proposta do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que põe fim a qualquer sigilo em investigações na Operação Lava Jato.

Considerado por integrantes do Ministério Público como um dos itens da agenda “anti- Lava Jato” no Congresso, o projeto recebeu críticas da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR).

De acordo com informações do Estadão, foram consultados líderes de nove bancadas da Casa: PMDB, PSDB, PT, PSB, PP, PSD, DEM, Rede e PCdoB. Juntos, eles respondem por 68 senadores, o equivalente a 83% do Senado. PMDB, PT e PP defendem a quebra total do sigilo de investigações. PSDB e PSB concordam com a quebra do sigilo, mas acreditam que devem ser feitas ressalvas em alguns aspectos.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoRomero JucáRomero Jucá

“Em princípio, uma ampla maioria é favorável à retirada do sigilo. Mas o procurador-geral Rodrigo Janot fez algumas considerações de que o sigilo é importante para as investigações, por isso vamos tentar equilibrar”, afirmou o líder do PSB, Fernando Bezerra Coelho (PE).

Para o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), o segredo ou vazamento parcial é prejudicial para os investigados, que passam a ser tratados como culpados pela opinião pública. "A partir da ocorrência de qualquer fato, é preciso que se abra, que se quebre, se derrube o sigilo das investigações, para que a população não seja manipulada, o que, infelizmente, com muitos tem acontecido no Brasil”, afirmou.

Além da proposta para acabar com o sigilo das investigações, outros cinco projetos que receberam críticas dos investigadores da Lava Jato podem ser votados pelo Congresso em 2017. São propostas como a anistia ao caixa 2, abuso de autoridade e o pacote anticorrupção, que voltou para a Câmara após determinação do STF.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.