Fechar
GP1

Política

TSE começa a julgar ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Se ao final do julgamento a chapa for condenada, Temer pode ser afastado da Presidência e Dilma poderá ficar inelegível por oito anos.

Os sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), começam a julgar na manhã desta terça-feira (04), a partir das 9h, a ação que pede a cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, que disputou a reeleição ao Palácio do Planalto em 2014.

De acordo com informações do G1, se ao final do julgamento a chapa for condenada, Temer pode ser afastado da Presidência e Dilma poderá ficar inelegível por oito anos. Apesar de ela ter sofrido impeachment no ano passado, os senadores mantiveram seus direitos políticos, ou seja, se ela for considerada culpada pelos supostos abusos na campanha de 2014, ela poderá, desta vez, ficar impedida de ocupar cargos públicos e disputar eleições.

  • Foto: FramePhoto/Estadão ConteúdoTemer e DilmaTemer e Dilma

Na ação apresentada à Justiça Eleitoral em dezembro de 2014, o PSDB, autor do processo, acusou a chapa Dilma-Temer de ter cometido abuso de poder político e econômico, recebido dinheiro de propina e se beneficiado do esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

A defesa do PSDB pediu inicialmente que o TSE cassasse a chapa do PT e do PMDB e empossasse Aécio como presidente da República e Aloysio, como vice. Atualmente, o PSDB integra o governo do presidente Michel Temer e detém o comando de quatro ministérios (Relações Exteriores, Cidades, Secretaria de Governo e Direitos Humanos).

Os ministros do TSE que vão julgar a ação:

-Herman Benjamin, corregedor-geral do TSE, ministro do STJ e relator do caso

-Napoleão Nunes Maia Filho, também ministro do STJ

-Henrique Neves

-Luciana Lóssio

-Luiz Fux, vice-presidente do TSE e também ministro do STF

-Rosa Weber, também ministra do STF

-Gilmar Mendes, presidente do TSE e também ministro do STF

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.