Fechar
GP1

Política

Michel Temer viaja em semana com Planalto sob tensão

Neste fim de semana, o empresário Joesley Batista concedeu uma entrevista à revista Época, onde afirmou que Temer é chefe de uma organização criminosa.

O presidente Michel Temer viajou nesta segunda-feira (19) para a Rússia e a Noruega e só deve retomar na sexta-feira (23), em um momento em que o país vive sob tensão desde das delações dos executivos na JBS. Ainda nesta semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot deve denunciar Temer.

Temer gravou um vídeo antes de viajar no qual afirma que criminosos não ficarão impunes no País. Ele, no entanto, não cita diretamente o empresário Joesley Batista, da JBS, que colocou, após sua delação premiada, o governo federal em crise.

Neste fim de semana, o empresário Joesley Batista concedeu uma entrevista à revista Época, onde afirmou que Temer é chefe de uma organização criminosa. Joesley obteve da Procuradoria-Geral da República (PGR) imunidade de seus crimes.

Na gravação, Temer afirma que questões políticas têm atravancado o avanço da economia. Na Rússia e na Noruega, ele vai tratar de acordos comerciais.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoPresidente Temer diz que não renunciará ao cargoPresidente Temer diz que não renunciará ao cargo

De acordo com o Estadão, devido a uma semana mais curta no Congresso por causa das festas juninas e com a ausência de Temer, o presidente em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ministros do núcleo político vão retomar hoje o trabalho de reaglutinação da base para tentar barrar uma eventual denúncia de Janot contra o presidente por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução de Justiça. A justificativa oficial, porém, é a de que o governo pretende garantir os votos para aprovar as reformas trabalhista e da Previdência.

A Polícia Federal deve encerrar nesta segunda o inquérito em que Temer e o ex-assessor da Presidência e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) são investigados. Os agentes federais também devem incluir o resultado da perícia nos áudios gravados por Joesley da conversa com Temer.

Sobre as afirmações de Joesley contra Temer na entrevista, o governo avaliou não surtiram efeito negativo na base parlamentar. Na segunda, Temer apresentará à Justiça as ações cível e penal contra o empresário por “desfiar mentiras”.

O Planalto e aliados têm adotado a estratégia de desqualificar as acusações de Joesley. No domingo, o vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), afirmou que a entrevista não trouxe nenhuma novidade. “Ele é um bandido confesso que tem credibilidade zero”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.