Fechar
GP1

Política

Procurador pede que investigação contra Lula seja arquivada

O procurador Ivan Marx pede para arquivar o caso em que Lula teria pedido a criação de uma espécie de gabinete de crise no Senado contra a Lava Jato.

O procurador Ivan Marx, da Procuradoria da República em Brasília, solicitou que uma das investigações por obstrução de justiça do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abertasa partir da delação do ex-senador Delcídio do Amaral, seja arquivada.

Agora, o pedido de arquivamento da investigação será enviado à Justiça Federal. De acordo com o G1, o documento pede para arquivar o caso em que Lula teria pedido a criação de uma espécie de gabinete de crise no Senado contra a Lava Jato.

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoLulaLula

Em delação, Delcídio disse que Lula tentou persuadir os senadores Renan Calheiros e Edison Lobão, do PMDB, a criar no Senado uma comissão de acompanhamento da Operação Lava Jato, com a finalidade explícita de contraporem o que estava sendo divulgado na mídia.

Ainda segunda Delcídio, o ex-presidente queria que esse grupo fizesse o contraponto em relação àquilo que estava ocorrendo e que se protegesse o legado do ex-presidente. Na delação, o ex-senador disse: “Na prática, o efeito pretendido era o de embaraçar as investigações da Lava Jato”.

O procurador Ivan Marx também se refere a uma segunda investigação – que ainda não teve parecer do MPF. É a suspeita de que Lula está envolvido na compra de silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró – para que este não fechasse delação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.