Fechar
GP1

Política

MPF denuncia Lula por corrupção passiva na Operação Zelotes

Segundo o MPF, as empresas beneficiadas pagaram a propina a intermediários, que ficaram encarregados de repassar o dinheiro para os agentes políticos.

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) denunciou o ex-presidente Lula por corrupção passiva e seu ex-chefe de gabinete, Gilberto Carvalho. A denúncia, oferecida dentro da Operação Zelotes, afirma que Lula editou uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina.

Segundo o MPF, as empresas beneficiadas pagaram propina a intermediários, que ficaram encarregados de repassar o dinheiro para os agentes políticos.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Lula Lula

O órgão ministerial federal apontou ainda que os participantes do esquema prometeram R$ 6 milhões para Lula e Carvalho que, segundo as investigações, era para custear campanhas eleitorais do PT.

"Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículo MMC e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados", diz um trecho da denúncia.

Além de Lula e Carvalho, também foram denunciados: José Ricardo da Silva (ex-conselheiro do Conselho Administrativo da Receita Federal), Alexandre Paes dos Santos (lobista) e os empresários Paulo Arantes Ferraz, Mauro Marcondes Machado e Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Todos por corrupção ativa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.