Fechar
GP1

Política

TRE-PI suspende repasse de recursos do fundo partidário do PCB

Na decisão, a Corte Eleitoral explicou que a prestação de contas de campanha é obrigatória para candidatos e para órgãos partidários.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou como não prestadas as contas do diretório estadual do Partido Comunista Brasileiro (PCB), referente a eleições de 2016 e suspendeu o repasse de recursos oriundos do fundo partidário. A decisão é do dia 27 de março.

O juiz Antônio Lopes de Oliveira foi o relator. Consta que o diretório estadual foi notificado para que apresentasse a prestação de contas dos gastos que foram realizados na campanha, não informando para a Justiça Eleitoral o extrato eletrônico da conta bancária de campanha do Diretório Regional, bem como constatou-se que não há dados relativos ao recebimento de recursos do Fundo Partidário, de fonte vedada e/ou de origem não identificada.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Plenário do Tribunal Regional EleitoralPlenário do Tribunal Regional Eleitoral

Após ser notificada, a legenda informou apenas que não participou das eleições municipais e de nenhuma chapa, e que por isso “entende não ser obrigado a fornecer nenhum tipo de prestação de contas em relação à dita eleição”.

Na decisão, a Corte Eleitoral explicou que a prestação de contas de campanha é obrigatória para candidatos e para órgãos partidários, sejam eles a nível nacional, estadual ou municipal, independente de ter havido movimentação de recursos de campanha, financeiros ou estimáveis em dinheiro. A não apresentação da documentação referente à prestação de contas impede a fiscalização da justiça eleitoral quanto à regularidade da atuação.

Tribunal julgou como não prestadas as contas e determinou a suspensão do repasse de recursos oriundos do fundo partidário até que ela regularize sua situação junto à Justiça Eleitoral.

Outra decisão parecida

Por falta de prestação das contas anuais do partido, em janeiro deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí determinou que o fundo partidário fosse suspenso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.