Fechar
GP1

Política

João Henrique vai comunicar desistência da pré-candidatura no dia 19

“Não serei eu a implodir o partido. [...] Então decidi que irei comunicar a eles no dia 19 que retiro minha candidatura”, disse João Henrique ao GP1.

Diante do impasse sobre os rumos do MDB nas eleições majoritárias desse ano no Piauí, o presidente do Conselho Nacional do Sesi, ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa (MDB), admitiu que pode abrir mão de sua pré-candidatura ao Governo do Estado. O partido está dividido, uma vez que, a bancada da legenda defende a indicação do presidente da Alepi, Themístocles Filho, para o cargo de vice na chapa do govenador Wellington Dias (PT). A decisão deve ser anunciada no dia 19 de março.

João Henrique conversou com Marcelo Castro (MDB) na semana passada em Brasília. Na oportunidade, o parlamentar reconheceu que são grandes as chances de o ex-ministro vencer a tese de candidatura própria nas Convenções de julho. Ocorrendo a concretização desse cenário, são reais as possibilidades de haver uma debandada parlamentar emedebista para outra sigla a fim de assegurar permanência na base do Palácio de Karnak. Esse contexto seria totalmente desfavorável para uma caminhada majoritária.

  • Foto: Divulgação/AscomJoão Henrique Sousa João Henrique Sousa

Ciente dessa situação, João Henrique ponderou que não faz sentido vencer as convenções se não tiver o apoio integral de todas as forças do partido. Por isso, as cartas serão colocadas à mesa no dia 19 deste mês, depois de uma viagem que o ex-ministro fará aos Estados Unidos em missão pelo Conselho Nacional do Sesi. Ao retornar, ele sentará com toda a bancada do MDB para comunicar sua decisão.

“Não serei eu a implodir o partido. Se for eu o empecilho para que a bancada de deputados siga no MDB e ponha em prática esse projeto de caminhar com o governador, então decidi que irei comunicar a eles no dia 19 que retiro minha candidatura”, declarou João Henrique ao GP1.

Conversa com Temer

O ex-ministro também esteve reunido na semana passada em Brasília com o presidente Michel Temer. Na ocasião, o Chefe do Executivo Central demonstrou interesse no apoio de João Henrique caso o Planalto lance candidatura própria para a Presidência. Se essa estratégia se confirmar, o ex-ministro está cotado para coordenar a candidatura presidencial emedebista.

Cabe ressaltar que somente nesse ano, João Henrique já percorreu 122 municípios por meio da Caravana Piauí em Movimento, em defesa de sua pré-candidatura, que aliás, recebeu inúmeras manifestações de apoio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.