Fechar
GP1

Política

Defesa de Lula recorre novamente contra decisão de Edson Fachin

Em uma nova ofensiva jurídica, a defesa pede que esse recurso (embargos de declaração, no jargão jurídico) seja julgado antes do pedido anterior feito ao ministro.

Depois de entrar nesta quinta-feira, 28, com reclamação contra a decisão do ministro Edson Fachin de submeter ao plenário pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a defesa do petista entrou com mais um recurso para tentar reverter a medida do relator da Lava Jato.

Em uma nova ofensiva jurídica, a defesa pede que esse recurso (embargos de declaração, no jargão jurídico) seja julgado antes do pedido anterior feito ao ministro, que foi liberado para a pauta do plenário nesta quinta-feira.

  • Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Estadão Conteúdo LulaLula

Na decisão recorrida, Fachin destacou que a defesa do ex-presidente quer suspender os efeitos da condenação - como a inelegibilidade - e a execução provisória da pena, o que deveria trazer o recurso para a análise do plenário da Corte.

No entanto, no recurso apresentado contra essa determinação os advogados de Lula afirmam "que não há qualquer pedido nesta Petição relacionado ao artigo 26-C da Lei Complementar nº 64/90", que trata sobre os casos de inelegibilidade e prazos de cessação.

Segundo a defesa, ao pedir a suspensão dos efeitos da condenação, os advogados estavam buscando restabelecer a liberdade de Lula.

"Não foi colocado em debate - e nem teria cabimento neste momento - qualquer aspecto relacionado à questão eleitoral", afirma a defesa, que busca evitar que o recurso seja julgado pelo plenário, onde as chances de derrota são maiores.

Pretensões

No entanto, na petição inicial, protocolada no Supremo no dia 5 de junho, a defesa de Lula faz menções às pretensões eleitorais de Lula e aos riscos de o ex-presidente ficar fora da corrida ao Palácio do Planalto.

"Cumpre ressaltar, mais uma vez, que o requerente é pré-candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, ocupando a liderança das pesquisas de intenção de voto. Assim, além de ver sua liberdade tolhida indevidamente, corre sério risco de ter, da mesma forma, seus direitos políticos cerceados, o que, em vista do processo eleitoral em curso, mostra-se gravíssimo e irreversível", alegaram os advogados de Lula no início do mês.

"Além disso, há concreto prejuízo ao processo eleitoral do corrente ano - já consumado com a ausência do requerente a diversos atos políticos - inobstante a análise das condições de elegibilidade seja de competência da Justiça Eleitoral, mostrando-se necessário que os efeitos da condenação injusta sejam obstados", sustentaram.

Fachin libera para julgamento recurso de Lula para suspender prisão

Defesa pede liberdade de Lula ao Supremo Tribunal Federal

Fachin manda recurso de Lula ao plenário do STF

Defesa de Lula recorre ao STF contra decisão de Edson Fachin

Lula recorre contra decisão do TRF-4 que barrou recurso ao STF

Fachin arquiva pedido de liberdade de Lula que STF julgaria na terça

TRF4 nega a Lula recurso ao STF contra condenação na Lava Jato

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.