Fechar
GP1

Política

Merlong diz que é errado impor voto da bancada do PT em Hélio Isaías

"Que o partido discuta, tudo bem. Mas fechar questão e querer impor aos parlamentares um voto único, acho errado", declarou o secretário de Governo.

O secretário de Governo do Piauí, Merlong Solano, afirmou ao GP1 nesta sexta-feira (25), que não concorda com a estratégia que está sendo defendia pelo Partido dos Trabalhadores (PT) – presidido no Piauí pelo deputado federal Assis Carvalho – de ‘ordenar’ voto no candidato Hélio Isaías (Progressistas) na eleição da Assembleia Legislativa do Estado. Para Merlong, que também é membro do partido, não é correto que a sigla feche questão impondo que deputados votem em um único candidato.

“Como petista posso dizer que não é boa estratégia para o PT fechar questão diante de um assunto que é atribuição dos parlamentares. A mesa diretora de um parlamento interessa em primeiro lugar aos parlamentares. É da tradição da democracia permitir que os próprios parlamentares decidam quem deve ser a mesa diretora”, afirmou Solano.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Merlong SolanoMerlong Solano

O deputado federal Assis Carvalho, que hoje comanda o PT no Piauí, coordena a conversação com os deputados estaduais. Assis teria tentado impor que os colegas votem em Hélio no próximo dia 1º. O progressista concorre com o atual presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB). Questionado sobre a imposição, Solano defendeu a liberdade dos correligionários.

“Que o partido discuta, tudo bem. Mas fechar questão e querer impor aos parlamentares um voto único, acho errado [...] Não sei porque o PT precisa fechar questão. No meu modo de ver os parlamentares devem ficar livres e decidirem cada um conforme sua consciência”, declarou.

Merlong avaliou que o governador Wellington Dias (PT) deve mesmo se afastar do embate entre os aliados que disputam a presidência da Casa. "Como secretário de governo o que eu digo é que é importante que o governador não se envolva diretamente", finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.