Fechar
GP1

Política

Deputado federal Átila Lira é expulso do PSB

Comando da legenda entendeu que parlamentar contrariou reiteradamente as orientações.

O Diretório Nacional do PSB decidiu, nesta sexta-feira (30), expulsar o deputado federal piauiense Átila Lira do partido. Foram 82 votos favoráveis pela expulsão. A decisão foi tomada após o parlamentar ter votado a favor da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados contrariando a orientação do partido.

Ao analisar o caso de Átila Lira, o diretório resolveu expulsar o deputado por considerá-lo reincidente no descumprimento de decisões da legenda já que em abril de 2017, ele votou a favor da reforma do então presidente Michel Temer que alterou a legislação trabalhista.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Federal Átila LiraDeputado Federal Átila Lira

Além de Átila, que é coordenador da bancada do Piauí no Congresso, outros 10 deputados do partido desobedeceram a orientação partidária no primeiro turno e votaram a favor do texto que muda as aposentadorias.

Todos os casos serão analisados individualmente. O próximo da lista será o deputado federal Emidinho Madeira (MG).

O deputado Luiz Flávio Gomes mudou seu voto no segundo turno da votação e por isso o seu caso foi arquivado e não passou por análise na reunião do diretório nacional.

Mesmo quando expulsos, os deputados mantêm os direitos, deveres e benefícios de um congressista. Eles podem apresentar propostas, fazer discursos no plenário e trabalhar normalmente. No entanto, não podem exercer cargos em função dos partidos que integravam, como por exemplo serem indicados para lideranças de comissões.

Outro lado

O deputado não foi localizado pelo GP1.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Átila Lira diz que está confiante sobre processo aberto pelo PSB

PSB abre processo contra Átila Lira por votar a favor da reforma

Veja quais deputados do Piauí votaram a favor da reforma da Previdência

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.