Fechar
GP1

Política

Senador Ciro Nogueira lamenta morte do piauiense Jofran Frejat

"Recebi com tristeza a notícia da morte do ex-deputado e ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Jofran Frejat, grande figura humana, médico e um dos responsáveis pela implantação do SUS"

O senador Ciro Nogueira lamentou, na manhã desta terça-feira (24), a morte do ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal do Distrito Federal, Jofran Frejat, aos 83 anos, vítima de câncer de pulmão. Ele era piauiense e estava internado na UTI do Hospital Santa Lúcia, no Setor Hospitalar Sul, em Brasília.

"Recebi com tristeza a notícia da morte do ex-deputado e ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Jofran Frejat, grande figura humana, médico e um dos responsáveis pela implantação do SUS", escreveu o senador em sua página no facebook.

Recebi com tristeza a notícia da morte do ex-deputado e ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Jofran Frejat,...

Posted by Ciro Nogueira on Tuesday, November 24, 2020

Ciro destacou que Frejat era um grande amigo de seu pai, Ciro Nogueira Lima. "Piauiense de Floriano, era um grande amigo de meu pai, fez uma bem-sucedida carreira profissional e política em Brasília, Jofran deixa um espaço difícil de ser preenchido", afirmou.

Trajetória

Jofran Frejat nasceu em 19 de maio de 1937, em Floriano, no Piauí. Ele chegou ao DF em 1963, logo após se formar em medicina, no Rio de Janeiro.

Na capital federal, foi quatro vezes secretário de Saúde – entre 1979 e 2002. Durante sua gestão, foram construídos ou inaugurados os hospitais regionais de Ceilândia (HRC), da Asa Norte (Hran), do Paranoá e o Hospital de Apoio.

Ele também foi o fundador da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

O político trabalhou ainda como diretor do Instituto Médico Legal (IML) e secretário-geral do Ministério da Previdência.

Em 1987 foi eleito pela primeira vez deputado federal, cargo que ocupou por cinco mandatos. Frejat iniciou a vida política no PFL (atual DEM) e passou também pelo PP, PPB e PTB, antes de se filiar ao PR, em 2007.

NOTÍCIA RELACIONADA

Ex-deputado federal piauiense Jofran Frejat morre aos 83 anos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.