Fechar
GP1

Política

Jair Bolsonaro demite ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio

O presidente da Embratur, Gilson Machado, assumirá o cargo de forma temporária. Esta é a 15ª troca de ministros feita por Bolsonaro desde o início do mandato.

O presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quarta-feira, 9, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Como mostrou o Estadão, o cargo dele era um dos que deveriam entrar na reforma ministerial inicialmente prevista para fevereiro. O presidente da Embratur, Gilson Machado, assumirá o cargo de forma temporária. Esta é a 15ª troca de ministros feita por Bolsonaro desde o início do mandato.

Segundo o Estadão apurou com integrantes do Palácio do Planalto, a queda de Álvaro Antônio foi atribuída ao ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Os dois vinham divergindo internamente porque o ministério passou a ser citado como moeda de troca por apoio no Congresso. O Palácio do Planalto tenta eleger o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), um dos principais líderes do Centrão, na presidência da Câmara.

No texto, revelado pela CNN e obtido pelo Estadão, Álvaro Antônio apontou a ineficiência do colega do governo e disse que Ramos entra na sala do presidente “comemorando algumas aprovações insignificantes no Congresso, mas não diz o altíssimo preço que tem custado". “Enfim, dito isso, não me admira o Sr Ministro Ramos ir ao PR pedir minha cabeça, a entrega do Ministério do Turismo ao Centrão para obter êxito na eleição da Câmara dos Deputados”, disse o agora ex-ministro na mensagem enviada ao grupo.

Com a demissão, Álvaro Antônio deve reassumir seu mandato de deputado federal por Minas Gerais. Ele é filiado ao PSL e é investigado pelo Ministério Público sob suspeita de desviar recursos de campanha por meio de candidaturas de mulheres nas eleições de 2018. O caso, porém, não tem qualquer relação com a demissão.

Álvaro Antônio foi recebido na tarde desta quarta-feira por Bolsonaro. Logo em seguida, foi a vez de Gilson Machado também se reunir com o presidente. O governo ainda não havia oficializado a troca até as 18h.

Na noite anterior, os dois estiveram no lançamento do Instituto Conservador-Liberal do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente. Na ocasião, Álvaro Antônio lembrou que foi um dos primeiros a embarcar na candidatura de Jair Bolsonaro.

A reforma ministerial de Bolsonaro

Além da troca no Turismo, mais mudanças devem ocorrer em breve. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, deixa o governo no final do ano para assumir uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Também é aguardada a substituição de Onyx Lorenzoni no Ministério da Cidadania.

Como mostrou o Estadão, o atual ministro da Secretaria de Governo pode mudar de sala e passou a ser cotado para substituir Oliveira na Secretaria-Geral. Defensores dessas mudanças argumentam que o general, responsável pela articulação política e amigo do presidente há mais de 30 anos, está desgastado com outros integrantes do governo e também pela própria natureza da função que exerce. Entregar a ele uma pasta com menos exposição, mas mantendo o status de “ministro palaciano” é visto como uma saída de prestígio.

As mudanças estavam previstas para ocorrer em fevereiro, mas a briga entre Álvaro Antonio e o Ramos abreviou o processo. Oliveira também tem insistido que Bolsonaro anuncie seu substituto até o fim do ano. Inicialmente, foi cogitada a hipótese do secretário-executivo da Secretaria-Geral, Antônio Carlos Futuro, assumir interinamente o posto até uma definição do presidente. Agora, a expectativa é que o anúncio de Bolsonaro ocorra até o Natal.

Todas as trocas de ministérios no governo Bolsonaro

-Fevereiro/2019

Secretaria-Geral da Presidência - Gustavo Bebianno é substituído por Floriano Peixoto

-Abril/2019

Ministério da Educação – Ricardo Vélez por Abraham Weintraub

-Junho/2019

Secretaria de Governo – Carlos Alberto dos Santos Cruz por Luiz Eduardo Ramos

-Junho/2019

Secretaria-Geral da Presidência – Floriano Peixoto por Jorge Oliveira

-Junho/2020

Ministério do Desenvolvimento Regional – Gustavo Canuto por Rogério Marinho

-Fevereiro/2020

Casa Civil– Onyx Lorenzoni por Walter Braga Netto

Ministério da Cidadania – Osmar Terra por Onyx Lorenzoni

-Abril/2020

Ministério da Saúde – Luiz Henrique Mandetta por Nelson Teich

Ministério da Justiça – Sergio Moro por André Mendonça

Advocacia-Geral da União – André Mendonça por José Levi

-Maio/2020

Ministério da Saúde – Nelson Teich por Eduardo Pazuello

Ministério das Comunicações - Fábio Faria assume após desmembramento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações

-Junho/2020

Ministério da Educação – Abraham Weintraub por Carlos Alberto Decotelli

Ministério da Educação - Carlos Alberto Decotelli por Milton Ribeiro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que não se deve usar vacina para fins políticos

Presidente Jair Bolsonaro autoriza concessão da Serra da Capivara

Bolsonaro comemora recorde na geração de emprego no Brasil

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.