Fechar
GP1

Política

Brasil lidera índice com o maior número de partidos

No Brasil, dos 33 partidos políticos, 24 possuem deputados eleitos na Câmara Federal.

O Brasil lidera índice internacional em número de partidos. Atualmente, são 33 agremiações partidárias registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto um país como os Estados Unidos apenas dois partidos protagonizam as eleições.

Na Alemanha, são 15 partidos políticos registrados, sendo que 7 não possuem representação. No Canadá, são 6 agremiações registradas, mas apenas 5 possuem representação na Câmara e no Senado. Na Espanha e Suíça 5 são os partidos que disputam as eleições.

No Brasil, dos 33 partidos políticos, 24 possuem deputados eleitos na Câmara Federal. A sigla que mais possui deputados é o PSL, partido que elegeu o presidente da República, Jair Bolsonaro e 53 deputados. A sigla com menor representatividade é a Rede, com apenas um parlamentar.

O partido mais velho do Brasil é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), deferido no dia 30 de junho de 1981. Também em 1981 foram deferidos o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT). O PT foi criado em 1982.

A sigla mais nova deferida pelo TSE é a Unidade Popular (UP), criada no dia 10 de dezembro de 2019, cujo número da legenda é 80.

Confira a lista dos partidos políticos registrados no TSE:

  • Foto: TSEO Brasil é o país com maior número de partidos políticosO Brasil é o país com maior número de partidos políticos
  • Foto: TSESão 33 partidos deferidos no TSESão 33 partidos deferidos no TSE
  • Foto: TSEA sigla mais nova é a Unidade Popular (UP)A sigla mais nova é a Unidade Popular (UP)
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.