Fechar
GP1

Política

Merlong Solano diz que sem ICMS não haveria governabilidade no Piauí

Jair Bolsonaro desafiou os governadores a zerar o ICMS e em contrapartida ele acabava com os impostos federais. Merlong diz que Bolsonaro usa um ‘discurso fácil’ para fazer provocações políti

O secretário estadual de Administração e Previdência, Merlong Solano, criticou duramente a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre o desafio de zerar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. A entrevista foi concedida nesta quinta-feira (5) no Palácio de Karnak.

Jair Bolsonaro desafiou os governadores a zerar o ICMS e em contrapartida ele acabaria com os impostos federais. A declaração de Bolsonaro gerou revolta em todos os governadores do país, que consideraram uma ‘bravata’ do presidente.

  • Foto: Helio Alef/GP1Merlong SolanoMerlong Solano

Merlong diz que Bolsonaro usa um ‘discurso fácil’ para fazer provocações políticas. “Essa história do ICMS, eu vejo com grande preocupação que o presidente da República fica tentando fazer política lançando provocações, fazendo discurso fácil. Para quem não analisa as coisas, pode parecer simpático”, declarou.

O outro lado da moeda, segundo Merlong, é que um estado do o Piauí precisa do ICMS para ter governabilidade, já que os impostos representam cerca de 30% dos recursos.

“Os combustíveis respondem por cerca de 30% da arrecadação do ICMS e o ICMS é mais da metade da arrecadação do estado. Então nós estamos falando de um corte que comprometeria de maneira gravíssima a capacidade de o estado do Piauí continuar sendo governado”, continuou.

“Não é uma receita da qual se possa abrir mão em uma época de depressão econômica que se tem que fazer enormes sacrifícios para manter a máquina funcionando”, finalizou Solano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro lança desafio de zerar imposto se governadores zerarem ICMS

Mesmo com pressão, Bolsonaro diz que vai enviar proposta para mudar ICMS

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.