Fechar
GP1

Política

TV GP1 lança minissérie ‘Mulheres no Poder’

A série conta com entrevistas como a primeira vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho; a primeira Senadora, Regina Sousa e a primeira mulher a assumir a Alepi, deputada Flora Izabel.

No próximo domingo, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi instituída em 1975 pelas nações unidas e é comemorada em mais de 100 países em todo o mundo com o objetivo de destacar a luta das mulheres para obter conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos.

A TV GP1 reuniu algumas personalidades da política piauiense para falar sobre os desafios de ser uma mulher em espaços de poder como o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Piauí e Vice-governadoria do estado do Piauí.

  • Foto: GP1Regina Sousa, Margarete Coelho e Flora IzabelRegina Sousa, Margarete Coelho e Flora Izabel

A minissérie ‘Mulheres no poder’ será exibida nesta sexta-feira (6), no sábado (7) e no domingo (8) e conta com a participação da vice-governadora Regina Sousa, primeira mulher piauiense a chegar no Senado; a deputada federal Margarete Coelho, primeira vice-governadora eleita no Piauí e a deputada estadual Flora Izabel, primeira mulher a assumir o comando do legislativo estadual.

Estatísticas

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, as mulheres correspondem a mais da metade da população do país, com 51,7%, contra 48,3% de homens. As mulheres, conforme dados da Justiça Eleitoral, correspondem a 52% do eleitorado brasileiro.

Apesar disso, a porcentagem das mulheres que disputam cargos eletivos ainda é bem tímida. Em 2018 as mulheres representaram apenas 32% dos candidatos, sendo que cada coligação, conforme a lei eleitoral, precisa possuir 30% de candidaturas femininas para então formalizar as chapas.

Ainda nas eleições de 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que a porcentagem de mulheres eleitas aumentou 52,5%. Mesmo com o aumento, as mulheres são minoria na Câmara e no Senado. Dos 513 deputados, apenas 77 são mulheres; no Senado, de 81 senadores, 11 são mulheres.

Pioneiras

Nascida em São Raimundo Nonato em abril de 1928, Josefina Ferreira Costa foi a primeira mulher piauiense a ser eleita deputada estadual em 1970 pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Myriam Nogueira Portela Nunes, mãe da deputada Iracema Portela, foi a primeira mulher piauiense eleita como deputada federal em 1986.

Conquista do voto

No brasil as mulheres adquiriram o direito do voto apenas no dia 24 de fevereiro de 1932, há 88 anos. Na época, apenas as mulheres casadas e com autorização dos maridos poderiam votar. O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil passou a ser comemorado em 2015, após promulgação da Lei nº 13.086 pela então presidente Dilma Rousseff.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.