Fechar
GP1

Política

CRM Piauí repudia declarações da vice-governadora Regina Sousa

Em nota, o Conselho afirma que a vice-governadora fez “comentários descabidos, injustos e ofensivos direcionados à classe médica nacional”.

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) lançou nota, nesta quarta-feira (29), repudiando as declarações da vice-governadora do Estado Regina Sousa (PT-PI) que ao retweetar a postagem de um professor em suas redes sociais, na última terça-feira (28), chamou os médicos brasileiros de “racistas e xenofóbicos”.

Os comentários de Regina ganharam grande repercussão, sobretudo pela crise que o País enfrenta devido a pandemia do coronavírus (Covid-19), onde os profissionais da saúde estão na linha de frente em combate a doença.

Em nota, o Conselho afirma que a vice-governadora fez “comentários descabidos, injustos e ofensivos direcionados à classe médica nacional”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Regina SousaRegina Sousa

Nota na íntegra

“Os(as) Conselheiros(as) que compõem o Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI vêm a público REPUDIAR a atitude da Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, a qual publicou, na sua conta na rede social Twitter, na data de 28.04.2020, postagem de outrem que fez comentários descabidos, injustos e ofensivos direcionados à classe médica nacional.

Consta da postagem original: “Médicos Brasileiros preferem que as pessoas morram do que ter concorrência de médicos de Cuba. Mesmo que essa concorrência seja só pra provar que muitos médicos brasileiros são tão incompetentes quanto o Ministro da Saúde Nelson do 3° Reich!” Não bastasse a ofensividade da postagem por si só, a Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí, que assim se identifica na rede social, além de publicar tal mensagem em sua própria conta no Twitter, acrescentou os termos “Racistas e xenófobos”.

Em nova postagem, datada de 29.04.2020, a Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí ratificou a mensagem em questão, agravando ainda mais o teor desrespeitoso da mensagem: “Num momento em que se antecipa a diplomação de jovens, que nem terminaram seus cursos, mas estão nos hospitais salvando vidas. Rejeitar os cubanos é racismo e xenofobia, isso eu reafirmo.”

Com efeito, o que se espera, sobretudo neste momento de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), é que os médicos e demais profissionais de saúde tenham o devido reconhecimento e respeito por estarem na linha de frente dessa árdua batalha, a qual tem vitimado inclusive estes profissionais que têm colocado em risco suas próprias vidas em prol da vida de seus pacientes. É sabido que, muito embora os esforços de todos os médicos, independentemente da nacionalidade, sejam muito bem-vindos nessa luta, é necessário o cumprimento dos requisitos legais para atuação em território brasileiro. Assim, comentários desrespeitosos e ofensivos desta natureza, além de completamente incompatíveis com a postura que se espera de quem ocupa relevante cargo, são totalmente inadmissíveis e inaceitáveis.

Lamenta-se ainda que, neste momento em que se espera a atenção do poder público no sentido de garantir aos profissionais de saúde os recursos necessários para a prestação de um serviço de saúde de qualidade, a Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, não tenha o mínimo de ponderação para analisar a real situação da saúde em nosso Estado antes de ratificar comentários fora da realidade e que afrontam aqueles que trabalham muito com poucos recursos. Por fim, este Conselho Regional de Medicina, ao tempo em que solicita que a Senhora Vice-Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, apresente retratação pública em relação ao caso, informa que ajuizará a medida judicial cabível, sempre objetivando coibir o desrespeito aos profissionais médicos.

Teresina-PI, 29 de abril de 2020.
MÍRIAN PERPÉTUA PALHA DIAS PARENTE
PRESIDENTE
CORPO DE CONSELHEIROS DO CRM-PI"

Regina se desculpou

A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa (PT-PI), pediu desculpas por ter chamado os médicos brasileiros de “racistas e xenofóbicos” ao retweetar uma postagem em suas redes sociais, feita por um professor na última terça-feira (28). A posição da petista gerou uma onda de repúdios, sobretudo, pelo momento de crise sanitária causado pela pandemia de coronavírus (covid-19), onde os profissionais de saúde estão na linha de frente do combate à doença.

Após repercussão negativa, Regina Sousa usou mais uma vez as redes sociais para se desculpar com a classe. Ela afirmou que sem intenção terminou concordando com o texto que considerou “ofensivo”.

“Quero pedir desculpa aos médicos(as) que, com razão, se sentiram ofendidos com um retwreeter meu. Sem intenção eu acabei ratificando um texto ofensivo, quando queria apenas reprovar a atitude do CRM do Pará contra a contratação de médicos cubanos, quando faltam profissionais”, escreveu ela no Twitter na noite dessa quarta-feira (29).

A postagem

O impasse teve início depois que o professor Glauco Silva falou, via Twitter, sobre a tentativa do Governo do Pará em contratar médicos cubanos durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Ele criticou o CRM do Pará, que havia divulgado uma nota contrária à contratação de profissionais sem o devido registro no conselho.

“Médicos Brasileiros preferem que as pessoas morram do que ter concorrência de médicos de Cuba. Mesmo que essa concorrência seja só pra provar que muitos médicos brasileiros são tão incompetentes quanto o Ministro da Saúde Nelson do 3° Reich!”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vice-governadora Regina Sousa chama médicos de “racistas e xenófobos”

Vice-governadora do Piauí Regina Sousa pede desculpas a médicos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.