Fechar
GP1

Política

Aras quer acesso a vídeo de reunião com Bolsonaro citada por Moro

A reunião ocorreu no dia 22 de abril. O Palácio do Planalto, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), solicitou que o STF mantenha a gravação em sigilo.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), acesso com urgência ao vídeo da reunião ministerial em que o presidente Jair Bolsonaro teria discutido a troca do comando da Polícia Federal. O PGR diz que é necessário a análise do vídeo para orientar a autoridade policial e os procuradores da República auxiliares nas oitivas do inquérito que investiga interferência na PF, e que serão iniciadas na próxima segunda-feira, 11.

A reunião ocorreu no dia 22 de abril. O Palácio do Planalto, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), solicitou que o STF mantenha a gravação em sigilo, sob o argumento de que, na reunião, ‘foram tratados assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de Relações Exteriores, entre outros’.

Celso de Mello quer que Aras se manifeste sobre a manutenção ou não do sigilo do material. Em parecer inicial, o procurador declarou que o fundamento invocado pelo Planalto parece corresponder, em princípio, à hipótese de restrição de acesso à informação prevista no inciso II do art. 23 da Lei 12.527/2011, pois não consta que o registro audiovisual requisitado tenha sido classificado como ultrassecreto, secreto ou reservado.

“Com efeito, qualquer juízo desta Procuradoria-Geral da República quanto ao sigilo documental demanda o prévio conhecimento do seu conteúdo por parte do órgão ministerial”, disse.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo entrega vídeo de reunião ministerial citada por Moro

STF dá 24 horas para Aras se manifestar sobre vídeo de reunião ministerial

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.