Fechar
GP1

Política

Margarete Coelho vai coordenar grupo de trabalho sobre o SUS na Câmara

O sistema é responsável pelo atendimento de 150 milhões de brasileiros e o grupo tem como objetivo discutir melhorias no SUS.

A deputada federal piauiense Margarete Coelho (Progressistas) vai comandar o Grupo de Trabalho na Câmara dos Deputados para discutir melhorias para o Sistema único de Saúde (SUS). O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), foi o responsável pela criação do grupo.

O sistema é responsável pelo atendimento de 150 milhões de brasileiros e ganhou ainda mais relevo no contexto da pandemia do novo coronavírus (covid-19), onde a população voltou os olhos para a política de saúde pública nacional.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Margarete Coelho  Margarete Coelho

Com a pandemia e o desenvolvimento da vacina, o SUS deverá ter uma nova estrutura para atender uniformemente em todos os estados da federação. Dentre os pontos que deverão ser debatidos no grupo de trabalho, está o financiamento até os mecanismos de compra.

Conforme dados divulgados pela Câmara dos Deputados, desde 2002 o SUS vem perdendo receita de repasses do Governo Federal. A União antes arcava com 52% das contas do SUS, atualmente a porcentagem é apenas de 43%. Ainda de acordo com os dados, 11 governos estaduais já arcam mais com o sistema de saúde do que a União.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.