Fechar
GP1

Política

Alepi vai realizar sessão em homenagem ao deputado Assis Carvalho

De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Themístocles Filho, a data foi definida durante reunião com os parlamentares.

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) vai realizar, na próxima terça-feira (14), sessão solene em homenagem ao ex-deputado estadual e deputado federal Assis Carvalho (PT), que faleceu no último domingo (5), na cidade de Oeiras, aos 58 anos, vítima de infarto.

De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Themístocles Filho, a data foi definida durante reunião com os parlamentares. “Nos reunimos com os deputados e ficou decidido que na próxima terça-feira será realizada uma sessão em homenagem a Assis. E, claro, quem vai encabeçar essa homenagem é o Partido dos Trabalhadores, do qual ele fazia parte, e deverá ser acompanhado pelos demais parlamentares”, explicou Themístocles.

  • Foto: Alef Leão/GP1Assis CarvalhoAssis Carvalho

Ainda segundo o presidente, todas as atividades na Assembleia Legislativa foram suspensas durante toda a semana em homenagem ao ex-deputado estadual Assis Carvalho.

A deputada Flora Izabel destacou que a sessão será feita como uma forma de homenagear o colega. “Faremos uma sessão solene ao deputado Assis Carvalho como uma forma de homenagear o entusiasta do Piauí que ele sempre foi. O deputado, o pai, o amigo. Convidaremos entidades e ainda será exibido um vídeo sobre a sua história”, adiantou a petista.

Trajetória

Nascido no povoado Santo Antônio, em Oeiras, casado e pai de três filhos, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves era o mais velho de oito irmãos. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés para incrementar a renda familiar. Na primeira vez que entrou numa escola para estudar tinha 10 anos de idade.

Mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para a Caixa Econômica Federal em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997.

Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado.

Como bancário, alcançou importantes conquistas para a categoria, ao lado de outros sindicalistas que hoje também são destaques na política como Wellington Dias, Simplício Mário, Jesus Alves e Regina Sousa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Políticos piauienses lamentam morte do deputado Assis Carvalho

Lula lamenta morte precoce do deputado federal Assis Carvalho

Relembre a trajetória política do deputado federal Assis Carvalho

Deputado federal Assis Carvalho morre aos 58 anos em Oeiras

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.