Fechar
GP1

Política

Receita Federal cria Ponto de Atendimento Virtual para municípios do Piauí

Ao todo 15 municípios participam do convênio para facilitar atendimento no interior do Piauí.

Na manhã desta sexta-feira (05), uma solenidade da Receita Federal reuniu prefeitos de vários municípios do Piauí, com o intuito de formalizar um convênio de implementação do PAV (Ponto de Atendimento Virtual), visando facilitar os serviços da Receita Federal para os moradores do interior do Piauí.

Em entrevista à imprensa, o prefeito de Francinópolis, Paulo César, que é presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), explicou que o projeto visa dar assistência aos moradores do interior, que normalmente precisam se deslocar aos grandes centros para ter acessos aos serviços da Receita Federal.

Foto: Lucas Dias/GP1Solenidade na Receita Federal
Solenidade na Receita Federal

“Aqui hoje vai ser formalizado, através da Receita Federal e dos municípios, a assinatura de uma espécie de convênio para ser implantado o PAV (Ponto de Atendimento Virtual) da Receita Federal. Isso é levar a Receita Federal ao interior, porquê, atualmente, qualquer cidadão desses municípios, que precisa resolver questões relacionadas a, por exemplo, CPF ou CNPJ, tem que se deslocar, ou para Teresina ou Picos ou os grandes centros, que já possuem a Receita Federal. Aqui vai descentralizar e integrar ainda mais a Receita Federal”, explicou.

Foto: Lucas Dias/GP1Paulo Cesar
Paulo Cesar

Segundo o presidente da APPM, ao todo são 14 municípios que estão sendo integrados ao convênio, sendo eles escolhidos de forma estratégica a fim de diminuir o deslocamento das pessoas.

Ainda durante entrevista, o prefeito Paulo César explicou também que com a parceria entre os municípios e o órgão foram disponibilizados computadores, internet e treinamento para os servidores que assumirão os cargos no PAV. Paulo César disse que a medida vai possibilitar o exercício da cidadania pela população. “O documento mais importante é o CPF, e isso vai facilitar àqueles que ainda não o possuem”, finalizou.

Os municípios envolvidos são: Água Branca, Altos, Barras, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Corrente, Cristino Castro, Francinópolis, Itainópolis, Pio IX, Piracuruca, São João do Piauí, Simplício Mendes e Valença.

Foto: Lucas Dias/GP1Eudimar Alves
Eudimar Alves

O superintendente adjunto da 3ª Região Fiscal da Receita Federal, Eudimar Alves, conversou com o GP1 e explicou que a medida adotada vai proporcionar a prestação de serviços que vão além da regularização do CPF.

“Regularização de e-mail do micro empreendedor e individual; uma pesquisa de situação fiscal com protocolo de processo junto à Receita Federal poderá ser realizada pelo servidor, que autenticará os documentos necessários e encaminhará para a equipe correspondente; atendimento ou intimação fiscal em que o servidor também poderá fazer junto ao interessado, então é um leque de serviços que serão disponibilizados dentro de um PAV”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.