Fechar
GP1

Política

Franzé Silva defende sistema de inclusão para crianças com autismo

O projeto foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa (Alepi) e aguarda sanção do governador.

O Projeto de Lei Ordinária do deputado estadual Franzé Silva (PT), que dispõe sobre a adoção na rede pública de ensino do sistema de inclusão escolar ABA (Análise de Comportamento Aplicada) para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa (Alepi) e aguarda sanção do governador Wellington Dias (PT).

De acordo com a proposta, cada escola deverá ter profissionais capacitados para descobrir quais os melhores métodos a serem utilizados para o desenvolvimento da criança e do adolescente na escola. São necessários um psicólogo, um pedagogo e dois estagiários de psicologia para cada quatro alunos com autismo.

Foto: Lucas Dias/GP1Franzé Silva
Franzé Silva

“O método possibilita que, antes da execução da intervenção, seja realizada avaliação do repertório da criança, identificando seus pontos fortes e fracos. Com base na avaliação, planos educacionais particulares para cada criança são criados, sendo direcionados às dificuldades de aprendizado e emocionais, sociais e de comunicação”, afirmou o deputado Franzé Silva.

O parlamentar é pai de uma criança autista e relatou que as escolas convencionais do estado não dispõem de profissionais qualificados em ABA. “Sou pai de autista e estou tendo a oportunidade de levar meu filho para São Paulo, onde ele tem acesso ao sistema ABA. Mas a grande maioria dos pais não tem essa oportunidade. No Piauí as escolas convencionais não estão preparadas para receber autistas. Nossa lei vai, portanto, instituir esse importante sistema nas escolas públicas”, finalizou Franzé.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.