Fechar
GP1

Política

Senadores protocolam notícia-crime no STF contra Augusto Aras

A notícia-crime contra o procurador-geral da República foi protocolada por suposto crime de prevaricação.

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolaram nesta quarta-feira, 18, uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, por suposto crime de prevaricação. A representação é dirigida ao gabinete da ministra Cármen Lúcia.

“O comportamento desidioso do Procurador-Geral da República fica evidente não só pelas suas omissões, mas também pelas suas ações que contribuíram para o enfraquecimento do regime democrático brasileiro, do sistema eleitoral pátrio e para o agravamento dos impactos da covid-19 no Brasil”, diz a peça.

“Não se pode ignorar que o conjunto de fatos demonstra patentemente que o Procurador-Geral da República procedeu de modo incompatível com a dignidade e com o decoro de seu cargo”, acrescenta.

Vieira e Contarato pedem ao Supremo que encaminhe a notícia-crime ao Conselho Superior do Ministério Público Federal, órgão responsável por analisar a conduta do PGR. Os dois sustentam que Aras ‘permaneceu inerte’ diante das acusações feitas por Bolsonaro sobre a segurança das urnas eletrônicas.

“Foi condescendente com afrontoso atentado ao Estado Democrático de Direito”, diz o texto. “Fica evidente, assim, que o Procurador-Geral da República tem se recusado, de modo reiterado, a praticar atos que lhe incumbem”.

Prevaricação é um crime previsto no Código Penal que consiste em deixar de praticar ou praticar indevidamente um ato de ofício disposto em lei.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.